PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Qual a diferença entre poema, poesia e verso?


O que é verso? O que é poesia? O que é poema? Qual a diferença entre poema e poesia?

Questões muito perguntadas na internet, pelo que tenho reparado. Vou tentar responder abaixo, aproveitando para tentar explicar um pouco mais outros conceitos relevantes relacionados que podem esclarecer outras dúvidas:
Poema - é a obra (texto) em verso, poema é a organização, estrutura das palavras. Existe por si mesmo, independente de quem o lê.

Poesia - é a qualidade poética de um texto ou obra de arte ou situação. Pode haver poesia num por de sol, por exemplo. Está em quem a sente.

Filosoficamente, ela não pode existir por si mesma, independentemente de alguém que a sinta.

Verso - é cada linha de um poema. Também é chamado verso a forma de escrita que não é prosa.

Estrofe - é cada uma das seções que constituem um poema. Isto é, cada agrupamento de versos, separadas por uma linha em branco.

Obs.: Poesia e poema também podem ser considerados sinônimos. Leia as citações abaixo:

“Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe por si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naquele onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta.” LYRA, Pedro. ! a Conceito de Poesia. São Paulo: Ática, 1986.) “Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.” (Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 1993.)


Colunas anteriores

Lucidez embriagada

A toda noite sinto afagos na almaem sonhos mansosa todo diasinto sede na carneem realidade cruelsóbrio é o espíritoébrio é o indivíduo Roda viva À noite agasalho estrelascom o lumiar lunarpara ninar meu sonho Até o despertar do solsem sorriso abertono raiar do dia real ... Aromas à realidade Sou tão pequeno que não chego a ser mínimo, pois, que, se não cabe o meu sonho em mim Que ele venha...
Continuar lendo
Data:03/12/2019 12:52

A Eternidade

- Ela foi encontrada!- Quem? - A eternidade.É o mar misturado ao sol.Minha alma imortal,cumpre a tua juraseja o sol estivalou a noite pura. Pois tu me reliberasdas humanas quimeras,dos anseios vãos!e, assim, tu voas então... Jamais sem esperança,sem movimento, e sem ciência só com a paciência;o suplício é lento. Pois, Que venha a manhã,sem a raiva de satã... Pois, É dever de vosso ardorretornar sempre...
Continuar lendo
Data:25/11/2019 09:46

Afã

É inútil se querer  O amor que não se tem E julgar pérolas do céu Os olhos de um alguém Ser e estar Aquilo que há na alma não precisa ser feito Pois, Já nasce e é Sentimento infindo À luz esterna
Continuar lendo
Data:18/11/2019 10:33

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: