PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Qual a diferença entre poema, poesia e verso?


O que é verso? O que é poesia? O que é poema? Qual a diferença entre poema e poesia?

Questões muito perguntadas na internet, pelo que tenho reparado. Vou tentar responder abaixo, aproveitando para tentar explicar um pouco mais outros conceitos relevantes relacionados que podem esclarecer outras dúvidas:
Poema - é a obra (texto) em verso, poema é a organização, estrutura das palavras. Existe por si mesmo, independente de quem o lê.

Poesia - é a qualidade poética de um texto ou obra de arte ou situação. Pode haver poesia num por de sol, por exemplo. Está em quem a sente.

Filosoficamente, ela não pode existir por si mesma, independentemente de alguém que a sinta.

Verso - é cada linha de um poema. Também é chamado verso a forma de escrita que não é prosa.

Estrofe - é cada uma das seções que constituem um poema. Isto é, cada agrupamento de versos, separadas por uma linha em branco.

Obs.: Poesia e poema também podem ser considerados sinônimos. Leia as citações abaixo:

“Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe por si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naquele onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta.” LYRA, Pedro. ! a Conceito de Poesia. São Paulo: Ática, 1986.) “Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.” (Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 1993.)


Colunas anteriores

Poesia e filosofia

O filósofo é um pensador que escreve; o poeta é um escritor que pensa. Pode-se assim apresentar o corte entre os ofícios, de modo tipificado. Realce-se, de pronto, que se trata de um enquadramento exemplar, com o que se justifica de antemão os exageros. O mais importante é que o procedimento não se dê por simplificações. Na distinção dos ofícios, dedicação maior aqui se dará ao...
Continuar lendo
Data:19/08/2019 10:38

Qual a diferença entre poema, poesia e verso?

O que é verso? O que é poesia? O que é poema? Qual a diferença entre poema e poesia? Questões muito perguntadas na internet, pelo que tenho reparado. Vou tentar responder abaixo, aproveitando para tentar explicar um pouco mais outros conceitos relevantes relacionados que podem esclarecer outras dúvidas:Poema - é a obra (texto) em verso, poema é a organização, estrutura das palavras. Existe por si mesmo, independente de...
Continuar lendo
Data:12/08/2019 16:36

À memória de Déo Silva

Nenhuns de mim Vejam, há muitos alguns no meu eu nenhum... enterrados no oráculo atemporal ao nada múltiplos sem resultados ao mais mas, inseparáveis ao menos! Míseros sobreviventes por ser ou estar... em alma de sentimentos e corpo de carne, sangue e osso  à inexistente complexidade inevitável e necessária de também existir Então, Não encenas tuas porções... pois, sem protagonista e ou...
Continuar lendo
Data:05/08/2019 10:24

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: