As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Portal Noca. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Angústia Plagiada
Abre-me a cova, espírito-poeta,enquanto uma estrela busca em mim,agora, a treva infinda,sem luz alguma no meu olhar a vê-lanessa cegueira a ser da altura vinda.assim, espírito-poeta,adentrarei a noite a sabê-laque, chegada a hora, o sonho será terra,o medo dirá seu último vintém,e o passado e o futuro serão guerrado inválido sobre a terra de ninguém.árvore gêmea à que em dor se enterra,a terra se abrirá em busca de outro além,e, unidos ambos, corpo e terra,a... Continuar lendo
São Sebastião nasceu na França, no século III. Adolescente, em Milão, alistou-se no exército de Diocleciano, chegando ao cargo de comandante da guarda pessoal deste imperador. Denunciado por outros soldados, por ser cristão, Sebastião foi condenado à morte, sendo executado por centenas de flechas atiradas por outros soldados, estando Sebastião amarrado a um tronco – esta é a imagem mais conhecida deste santo. Como não morreu, voltou a pregar o cristianismo, o imperador... Continuar lendo
Para o orgulho de todos os caxienses, a cidade de Caxias está eternizada por seus filhos: o poeta Antônio Gonçalves Dias e o filósofo Raimundo Teixeira Mendes, em dois dos principais símbolos nacionais: o Hino Nacional Brasileiro e a Bandeira Nacional Brasileira, respectivamente.
No Hino Nacional Brasileiro, há, em uma de suas estrofes, dois versos do poeta Gonçalves Dias:(“Nossos bosques têm mais vida, nossa vida, em teu seio, mais amores.”)
Na Bandeira Nacional Brasileira, há... Continuar lendo