Muitos mistérios envolvem essa Catedral, que é um dos monumentos religiosos mais visitados do mundo.
8 Curiosidades sobre a Catedral de Notre Dame
1 - O local da Catedral contava já, antes da construção do edifício, com um sólido historial relativo ao culto religioso. Os celtas teriam aqui celebrado as suas cerimônias onde, mais tarde, os romanos erigiriam um templo de devoção ao deus Júpiter. Também neste local existiria uma das primeiras igrejas do cristianismo de Paris, a Basílica de Saint-Etienne, projetada por Quildeberto I por volta de 528 d.C.. Em substituição desta obra surge uma igreja românica que permanecerá até 1163.
2 - Quando se dá o impulso na construção da Catedral. No século XII, o bispo de Sully decidiu que Paris precisava de uma catedral. Foi iniciado então o projeto da Notre Dame de Paris, cuja construção demorou quase 200 anos. Construída entre 1163 e 1245 na Île de la Cité, a Catedral de Notre Dame de Paris é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. O nome da catedral significa Nossa Senhora e é dedicada à Virgem Maria.
3 - A “Porta do Diabo” é uma das lendas mais conhecidas e também mais interessantes da Catedral. Um jovem artesão parisiense, chamado Biscornet, foi encarregado pela fechadura e decoração em ferro forjado de uma das portas laterais da catedral, que recebeu o nome de Santa Ana.Diz a lenda que diante da dificuldade que estava encontrando na realização desse trabalho, Biscornet invocou o Diabo e pediu sua ajuda em troca de sua alma. Quando ele finalizou o trabalho, foi muito elogiado e promovido a mestre no ramo. Porém, logo em seguida foi encontrado morto em sua cama em estranhas condições. Até hoje os especialistas não conseguem explicar como Biscornet conseguiu fazer um trabalho tão primoroso!
4 - Durante a Revolução Francesa, as 28 estátuas da Galeria dos Reis que representam personagens bíblicos foram decapitadas, isso porque os revolucionários acreditavam na época que elas representassem os reis da França. As tais cabeças decapitadas podem ser vistas no Musée National du Moyen.
5 - O prédio é cenário do romance O Corcunda de Notre-Dame, obra escrita pelo autor francês Victor Hugo. Na trama, o corcunda chamado Quasímodo, que mora e trabalha na torre da igreja tocando sinos, se apaixona por Esmeralda, uma cigana. Hugo se inspirou em um dos escultores da catedral para criar a personagem principal de seu livro. O rapaz era um corcunda que trabalhou no templo durante a restauração do lugar por volta de 1820.
6 - Foi lá também que Napoleão Bonaparte acabou coroado imperador da França em 1804. Relatos históricos apontam que Napoleão se “auto-coroou”, tomando a coroa das mãos do Papa e colocando sobre si mesmo si mesmo, como sinal de que o Estado não seria submisso à igreja.
7 - A Notre-Dame guarda grandes relíquias, entre manuscritos medievais e objetos históricos. Um dos mais visitados é o que a Igreja Católica diz ser a coroa de espinhos de Jesus Cristo e um pedaço da cruz onde ele teria sido crucificado.
8 - Considerada a obra gótica mais importante, a Notre-Dame, com 90 metros de altura, não é a maior do mundo. A maior delas fica na Alemanha, em Ulm, com 161,5 metros. Em frente a catedral, na Praça Parvis, situa-se o marco 0 da cidade, marco geográfico que determina o km 0 de todas as estradas que saem da cidade, servindo portanto de referência para calcular as distâncias entre Paris e as demais cidades francesas.
Fonte de pesquisa: internet - Cidades e seus bens materiais eternos.
PUBLICIDADE