Os recursos são características do ambiente que são importantes e valorosos ao ser humano, de uma forma ou de outra. No entanto, o avanço da civilização moderna tem tido um grande impacto sobre os recursos naturais do nosso planeta. Assim, a conservação dos recursos naturais é muito essencial hoje. Há muitas maneiras que se pode conservar os recursos naturais.
Tudo que homem precisa fazer é olhar ao redor e ver o que os recursos naturais que está a utilizar e descobrir maneiras de limitar o seu uso. Portanto, o homem pode monitorar o quanto você está usando este recurso para minimizar o seu uso. No caso da Veneza, como um logradouro do Patrimônio Público, o executivo municipal precisa proteger e te protegido face à sua missão para com os bens patrimoniais e públicos da Municipalidade, mas, sobretudo, deve, e, tem feito, através de medidas e ações, chamar o homem – maior beneficiário do aprazível atrativo Veneza – a ter uma responsabilidade de conservação e preservação do bem natural com vistas à transformação em Ponto Turístico sustentável para usufruto do próprio homem em comunidade.
VENEZA
Histórico
A Veneza é um quinhão desmembrado de uma grande gleba de terra, com 514,70 hectares, adquirido pelo Município nos autos da Ação de demarcação da data Jiquiri, julgada, em 04 de maio de 1948, por sentença do Juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Caxias, conforme Folha de pagamente registrada no cartório do 1º Ofício, nº de ordem 7.246, de 19 de outubro de 1954.
Área: O Alvará nº 1.842/76, do Ministério das Minas e Energia, descreve a área da Veneza como tendo 50 hectares; o mesmo fizera o decreto nº 9.214/42, de Getúlio Vargas. E croquis antigos apresentam a Veneza com área retangular de 1.000 de cumprimento por 500 de largura, ou seja: 50 hectares, situada entre o Rio Itapecuru e a rodovia estadual que interliga Caxias a Buriti Bravo.
Histórico: Um antigo proprietário do local, João Lima Carreiro, por volta de 1890, transformou o local em um sítio denominado “Carreiro” onde explorava uma pequena lavoura de cana-de-açúcar e, mais tarde, vendia ao industrial caxiense, Altino Bittencourt, que lhe deu uma nova denominação: “Veneza”. Anos depois, o sítio foi adquirido por Cesário Lima, que o vendeu ao senhor Francisco Raimundo Vilanova, tendo este aumentado a lavoura de cana-de-açúcar e estabelecido, ali, um engenho a vapor e uma fábrica de aguardente e rapadura que durou acerca de 21 anos. Em 1919, um espanhol vigário em uma paróquia caxiense, Pe. Cheverria supunha que a água que banhava o canal do sítio “Veneza” era mineral, partindo daí a importância do sítio ser destinado, no futuro, a um valioso patrimônio do Município.
VENEZA - hoje
Balneário Hidromineral da Veneza está dentro de uma reserva florestal tombada pelo decreto estadual nº 11.681/1990, de aproximadamente 40 hectares. A área é composta de fonte de água mineral sulfurosa e lama negra com propriedades medicinais. É considerada um dos patrimônios da cidade e um dos principais atrativos turísticos da região.
O Balneário de Veneza também é uma excelente opção. Com suas fontes de águas minerais e lama medicinal, é muito procurada pelos caxienses e visitantes. Também podem contar com outros locais: o Engenho D’Água, Inhamum, Riacho de Ouro, Pesque-Pague Loane, Fazenda Nova, Trilha Tintor, Riacho do Ponte, etc.
A Veneza já é um atrativo em franca transformação num Ponto Turístico
O Parque Balneário Veneza é uma ambiência que pode ser, naturalmente, reabastecida durante a nossa vida com a luz solar, vento, água, plantas e animais. As características dos recursos renováveis que são expostos à natureza, mas necessita da conservação e preservação impostas pelo maior recurso natural: o homem. Por exemplo, o homem nunca vai ficar sem sol, o vento, e, principalmente, a água, para a sua própria sobrevivência e aprazividade durante a vida, porque a natureza, constantemente, fornece esses recursos.
Recursos naturais são tudo o que existe mesmo sem as ações da humanidade. Isto inclui todas as características naturais. Na Veneza, os benefícios para o homem; incluem a luz solar, atmosfera, água em forma de lago com lama medicinal imersa à Lâmina d’água, e, ainda, a vegetação vida animal e que, naturalmente, subsiste em cima ou dentro das características e substâncias até então identificados.
Áreas específicas, tais como “A Veneza”; são frequentemente caracterizadas pela biodiversidade e geodiversidade existente em seus ecossistemas. Os recursos naturais podem ser classificados de maneiras diferentes. Os recursos naturais são materiais e componentes (algo que pode ser usado) que pode ser encontrada dentro do ambiente. Cada produto feito pelo homem é composto de recursos naturais (em seu nível fundamental). Um recurso natural pode existir como uma entidade separada, tal como água fresca, e ar , bem como organismos vivos, tais como um peixe, répteis, batráquios e aves, e, ainda, as belezas florais da fauna. Todo esse acervo natural e paisagístico da Veneza Caxiense deve ser disponibilizado ao homem, com um procedimento de atrativo possível de se transformado em Ponto Turístico – no cunho Ecoturismo -, através de trilhas com passarelas e corrimãos em madeira, e que nas quais, o homem deve conhecer e desfrutar dessa imensurável riqueza natural.
Alguns recursos naturais como a luz do sol e do ar pode ser encontrado em toda parte, e são conhecidos como recursos ubíquos. No entanto, a maioria dos recursos, acima citados, ocorre apenas em pequenas áreas esporádicas, e são referidos como recursos localizados e esgotáveis.
YNHAMUM
Reserva Ecológica do Ynhamum
A cidade de Caxias está entre as cidades brasileiras de maior diversidade biológica. Possui a flora mais rica do Maranhão e a sua fauna é abundante em número de espécies de vertebrados terrestres, primatas e peixes de água doce. Destaca-se ainda quanto ao número de espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Para a proteção desse inestimável patrimônio natural, ao qual se juntam paisagens de excepcional beleza cênica, e outros recursos e valores hídricos renováveis, de importância fundamental para nossa ecologia, iniciou-se há alguns anos o estabelecimento de áreas protegidas, dentre as quais: a reserva ecológica do Ynhamum. Hoje, esta área, considerada uma das nossas Unidades de Conservação, constitui um instrumento essencial para a proteção à biodiversidade da cidade em seu entorno. A área ecológica do Ynhamum está sob proteção governamental, no Município, na forma de Reserva Ecológica, cumprindo papel distinto e complementar, que vai desde a preservação estrita até a utilização direta controlada dos recursos naturais.
Para a proteção desse inestimável patrimônio natural, ao qual se juntam paisagens de excepcional beleza cênica, e outros recursos e valores hídricos renováveis, de importância fundamental para nossa ecologia, iniciou-se há alguns anos o estabelecimento de áreas protegidas, dentre as quais: a reserva ecológica do Ynhamum. Hoje, esta área, considerada uma das nossas Unidades de Conservação, constitui um instrumento essencial para a proteção à biodiversidade da cidade em seu entorno. A área ecológica do Ynhamum está sob proteção governamental, no Município, na forma de Reserva Ecológica, cumprindo papel distinto e complementar, que vai desde a preservação estrita até a utilização direta controlada dos recursos naturais.
Todas as formas de vida são únicas e o respeito às mesmas deve ser assegurado independentemente da sua utilidade. Além disso, o homem é parte da Natureza e dela depende para uma vida saudável. As unidades de conservação representam a materialização deste entendimento e constitui um trabalho prioritário do IBAMA, responsável, a nível federal, pelo Meio Ambiente nacional. E Caxias tem, na estrutura funcional de governo, uma unidade municipal gestora: Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
PUBLICIDADE