Caxias-MA 13/07/2025 22:25

PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Tresidela: as três cidadelas dos povos originários ao alto dos morros


Nos dias atuais, eu sou quase um septuagenário... Mas há muito tempo, precisamente, na minha escolaridade ginasial, eu estudara sobre as histórias do Maranhão e de Caxias em fontes escritas por historiadores, tais quais: Mário Martins Meireles, Astolfo Serra, Ribeiro do Amaral e Elói Coelho Neto, dentre outros, e estou a  lembrar, a verdadeira história da nomenclatura - Tresidela - eminentemente nascida, aqui, no torrão caxiense. Porém, àquela época, obtive a imprescindível e imensurável aprendizagem ministrada pela geógrafa e historiadora caxiense, professora Filomena Machado Teixeira ( Tia Filó ), e com a qual -  reforçado pela oralidade popular - aprendi sobre o verdadeiro surgimento do nome Tresidela.

Eis, pois, a verdadeira história/estória: no final do século XVII com o Movimento de Entradas e Bandeiras, através do qual o bandeirantes portugueses largavam do litoral do Maranhão, em transporte fluvial, para ocupar as terras devolutas pertencentes aos povos originários no interior da província e povoá-las, além de subtrair as riquezas naturais da flora, fauna e minerais para enviá-las à Coroa Portuguesa.

Pois bem, ao chegarem, aqui, aportaram contra a correnteza à margem esquerda do Rio Itapecuru e, lá, avistaram três comunidades de povos originários os indígenas: Ganarés, Gamelas e Timbiras,  ao alto dos morros: Sanharó, Pirajá e Caldeirões... E com tal descoberta gritaram: - "estão cá no alto daqueles montes três cidadelas", pois, em Portugal, nossos descobridores usam no  vocabulário patrício o diminuitivo de uma comunidade ou cidade pequena como cidadela e, nós brasileiros, no nosso vocabulário, brasileiramos e aglutinamos aquela expressão como Tresidela. E, também, foram eles, através, do português, Marquez de Pombal, chefe da Província do Maranhão, que trouxe o nome de Cachias com (ch) para denominar o nosso torrão, em face termos em nossa vegetação varias palmeiras da família das palmáceas, dentre as quais: o babaçu, carnaúba, macaúba, juçara, buriti e outras tantas... Sendo que; Cachias vem do nome popular/vulgar em relação à flor em cachos nascida em todas as palmeiras tal qual a palmeira real ou imperial que diverge das nossas haja vista não brotar das flores em cachos frutos tal qual as nossas - tenho aprendido e dito ...!


Comentários


Colunas anteriores

A Princesa do Sertão Maranhense e suas potencialidades à instrução e à linguagem artístico-cultural da literatura

Caxias do Maranhão é uma cidade que, ainda hoje, serve de referência para o país quando o assunto é a Literatura, é o berço de uma considerável plêiade de escritores e poetas de grande expressão e produção literária no cenário nacional, a exemplo de Gonçalves Dias, Coelho Neto, Teófilo Dias, Vespasiano Ramos, Raimundo Teixeira Mendes, César Marques e muitos outros de uma...
Continuar lendo
Data:08/07/2025 11:27

Poemas confessos

Poema à minha poesia  Um dia qualquer eu escreverei um  poema de amor com meiguice, ternura e carinho para ti…será ofertado aos teus brios causadores da minha emoção ou, talvez, íntima ilusão sem querer almejada,quero te ofertar a sensaçãoqual a imensidão do marou as fragrâncias das flores no sonhado jardim dos amantes...aí, então, tu entenderás o meu amor, mas não importa se isso...
Continuar lendo
Data:01/07/2025 10:19

Existência agônica

Há uma síndrome temporal em mim: meu passado abandonado se foi tão longe, meu presente apressado já não é constante e à brevidade aproxima-se o meu fim...!
Continuar lendo
Data:24/06/2025 21:07

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: