Caxias-MA 16/07/2025 18:01

PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Bandeira Nacional Brasileira


A bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. O projeto da bandeira foi idealizado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, e o desenho ficou a cargo do artista Décio Vilares. A inspiração para a bandeira foi a bandeira do Império brasileiro, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret em 1822. 

A bandeira do Brasil possui vários significados:

Cores
O verde representa a vegetação brasileira, o amarelo representa o ouro e as riquezas, o azul representa o céu e os rios brasileiros, e o branco representa o desejo pela paz. 

Estrelas
Cada estrela na bandeira representa um estado brasileiro ou o Distrito Federal. As posições das estrelas foram definidas de acordo com as posições das constelações no céu do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889. 

Constelações
A bandeira do Brasil apresenta nove constelações retratadas, entre elas o Cruzeiro do Sul, Escorpião, Cão Maior, Triângulo Austral, Cão Menor, Hidra Fêmea, Virgem, Carina e Oitante.

CAXIAS: PRINCESA DO SERTÃO MARANHENSE 

Caxias, Princesa do Sertão Maranhense, única cidade do Brasil eternizada nos dois principais símbolos nacionais brasileiro: a Bandeira Nacional Brasileira e o Hino Nacional Brasileiro.

Caxias, eternizada em dois dos principais símbolos nacionais: o Hino Nacional Brasileiro; com os versos do poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias em homenagem a sua terra - “Nossos bosques têm mais vida/ nossa vida mais amores”, e, ainda, A Bandeira Brasileira foi idealizada pelo caxiense, Raimundo Teixeira Mendes, também autor da insígnia “Ordem e Progresso”. A insígnia foi extraída do Lema escrito pelo filósofo caxiense; “O povo brasileiro assim como os povos ocidentais acha-se vivamente solicitado por duas necessidades, ambas imperiosas e que se resumem em duas palavras: Ordem e Progresso”.


Comentários


Colunas anteriores

Poemas intimistas

Similaridade de seres  Talvez, eu seja como as borboletas: às flores eu pouso em beijo e aos espinhos eu afasto-me em voos sob batidas das asas a lugares longínquos...! Acometimento aos seres  Os afetos invadem os corpos com a licença das almas neles acasaladas...! Amor ouvinte...  "Nós não nos apaixonamos pelas pessoas porque elas falam bonito, mas porque elas nos ouvem muitíssimo bem...e é na escuta que o amor começa...
Continuar lendo
Data:15/07/2025 10:48

A Princesa do Sertão Maranhense e suas potencialidades à instrução e à linguagem artístico-cultural da literatura

Caxias do Maranhão é uma cidade que, ainda hoje, serve de referência para o país quando o assunto é a Literatura, é o berço de uma considerável plêiade de escritores e poetas de grande expressão e produção literária no cenário nacional, a exemplo de Gonçalves Dias, Coelho Neto, Teófilo Dias, Vespasiano Ramos, Raimundo Teixeira Mendes, César Marques e muitos outros de uma...
Continuar lendo
Data:08/07/2025 11:27

Poemas confessos

Poema à minha poesia  Um dia qualquer eu escreverei um  poema de amor com meiguice, ternura e carinho para ti…será ofertado aos teus brios causadores da minha emoção ou, talvez, íntima ilusão sem querer almejada,quero te ofertar a sensaçãoqual a imensidão do marou as fragrâncias das flores no sonhado jardim dos amantes...aí, então, tu entenderás o meu amor, mas não importa se isso...
Continuar lendo
Data:01/07/2025 10:19

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: