A bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. O projeto da bandeira foi idealizado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, e o desenho ficou a cargo do artista Décio Vilares. A inspiração para a bandeira foi a bandeira do Império brasileiro, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret em 1822.
A bandeira do Brasil possui vários significados:
Cores
O verde representa a vegetação brasileira, o amarelo representa o ouro e as riquezas, o azul representa o céu e os rios brasileiros, e o branco representa o desejo pela paz.
Estrelas
Cada estrela na bandeira representa um estado brasileiro ou o Distrito Federal. As posições das estrelas foram definidas de acordo com as posições das constelações no céu do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889.
Constelações
A bandeira do Brasil apresenta nove constelações retratadas, entre elas o Cruzeiro do Sul, Escorpião, Cão Maior, Triângulo Austral, Cão Menor, Hidra Fêmea, Virgem, Carina e Oitante.
CAXIAS: PRINCESA DO SERTÃO MARANHENSE
Caxias, Princesa do Sertão Maranhense, única cidade do Brasil eternizada nos dois principais símbolos nacionais brasileiro: a Bandeira Nacional Brasileira e o Hino Nacional Brasileiro.
Caxias, eternizada em dois dos principais símbolos nacionais: o Hino Nacional Brasileiro; com os versos do poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias em homenagem a sua terra - “Nossos bosques têm mais vida/ nossa vida mais amores”, e, ainda, A Bandeira Brasileira foi idealizada pelo caxiense, Raimundo Teixeira Mendes, também autor da insígnia “Ordem e Progresso”. A insígnia foi extraída do Lema escrito pelo filósofo caxiense; “O povo brasileiro assim como os povos ocidentais acha-se vivamente solicitado por duas necessidades, ambas imperiosas e que se resumem em duas palavras: Ordem e Progresso”.
PUBLICIDADE