Caxias, Princesa do Sertão Maranhense, única cidade do Brasil eternizada nos dois principais símbolos do país: a Bandeira e o Hino Nacional Brasileiro.
Caxias, eternizada em dois dos principais símbolos nacionais: o Hino Nacional Brasileiro; com os versos do poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias em homenagem a sua terra - “Nossos bosques têm mais vida/ nossa vida mais amores”, e, ainda, A Bandeira Brasileira foi idealizada pelo caxiense, Raimundo Teixeira Mendes, também autor da insígnia “Ordem e Progresso”, que vem da Igreja Positivista brasileira e tem raízes em movimentos franceses. A insígnia foi extraída do Lema escrito pelo filósofo caxiense; “O povo brasileiro assim como os povos ocidentais acha-se vivamente solicitados por duas necessidades, ambas imperiosas e que se resumem em duas palavras: Ordem e Progresso”.
A cidade e seu povo possuem uma rica diversidade cultural; destacando-se a literatura, com diversos aparelhos literários e culturais, dentre os quais: ACL, IHGC, ASLEAMA, MEMBALAI, e, também, o acervo arquitetônico com igrejas dos séculos XVIII e XIX, e, ainda, monumentos marcantes de sua imperiosa história; como a resistência à Independência, bem como; as manifestações espontâneas da cultura popular e as riquezas naturais que, na Princesa do Sertão Maranhense, são fontes saudáveis e aprazíveis de bem-estar, lazer, beleza e encanto. Visitar Caxias e passear pelos logradouros e vias públicas de Caxias é vivenciar cenários históricos do nosso Brasil.
“Devemos, pois, pugnar por essas características, e, sobretudo, pelo cunho cívico de amor à nossa terra.”
PUBLICIDADE