Caxias-MA 18/07/2025 18:12

PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

A verdadeira concretude em homenagem a Gonçalves Dias


Brasileiros, maranhenses e, particularmente, caxienses; pois bem, neste ano de 2023 no qual o poeta Gonçalves Dias, 10 de agosto, completará para nós e para o mundo dois séculos de vida à eternidade literária, além de, em nossa Caxias, haver desde já espontâneas manifestações nas mais diversas linguagens artístico-culturais pelos fazedores de cultura locais, é imprescindível criarmos um Projeto Memorial Gonçalves Dias a fim de proporcionarmos uma estratégia de articulação entre à organização de arquivo e pesquisa biográfica e bibliográfica.

A presentação à criação do projeto Memorial Gonçalves Dias se propõe a organizar e divulgar o legado cultural e a memória do poeta, teatrólogo, pesquisador, e advogado.

O projeto prevê a instalação de um Centro de Documentação para catalogar o acervo de Gonçalves Dias; de um Portal na Internet para disponibilizar em uma base de dados online o acervo histórico do homenageado; a redação da Biografia Oficial, iniciada através de pesquisa do próprio centro de documentação; e a instituição de um Memorial, um espaço museologo e museográfico e cultural permanente.

Em Caxias a edificação, localizada na antiga
Rua do Cisco em confluência com o Beco da Estrela,
na qual residiu dos 2 aos 14 anos de idade o poeta Gonçalves Dias.

E o mencionado Projeto Memorial Gonçalves Dias pode ser executado num processo participativo entre o poder público e a sociedade civil organizada e, ainda, se houver uma obediência político-administrativa de cunho histórico-cultural, os entes federados poderão elaborar e articular a execução desse projeto acima, em face da harmonia federativa - atualmente - tão necessária entre a União, Estados e Municípios, pois Gonçalves Dias nos eternizou em um dos principais símbolos nacionais: a nossa Bandeira Nacional Brasileira, com dois versos extraídos da sua Canção do Exílio -  " nossos busque têm mais vida / nossa vida -"em teus seios-" mais amores "... Acreditem: o poeta Gonçalves Dias nunca morreu e, sim, se encantou num naufrágio, pois só o criador da vida eterna dera ao "poeta soberano por berço o equador e por túmulo o oceano"!

A dinâmica de execução desse projeto acima é tão oportuna criação de um Memorial Gonçalves Dias e

será, notadamente, prioridade resgatar, além das Obras Completas do Poeta, a Fortuna Crítica, as Biografias que sobre ele foram escritas, Teses, Prefácios, Ensaios,  Estudos e demais publicações sobre a singular e excepcional pessoa que foi Gonçalves Dias, enquanto criatura e criador, nas personae em que se manifestou, de maneira sempre extraordinária e instigante, porém pouco conhecidas.

Em Brasil e Oceania nasce o primeiro antropólogo brasileiro e, mais, há de se dar a conhecer o poliglota, o indigenista, o humanista, o helenista, o historiador, o professor, o etnólogo, o autor de Dicionário da Língua Tupi, o inigualável poeta, em Língua Portuguesa.

Portanto, é imprescindível brasileiros, maranhences e caxienses se debruçarem sobre resgate tão vital para a MEMÓRIA maranhense, que precisa ter memória, para formação de sua verdadeira identidade.

Não podemos culpar professores, estudantes, pesquisadores, se desconhecem certos escritores maranhenses do séculos XIX e até do século XX. 

As edições das obras de Maranhão Sobrinho, por exemplo, datam de mais de 1 século, bem como a edição de Brasil e Oceania.

Como pessoas podem ser cobradas de conhecerem a vida, a obra e a crítica sobre determinados escritores, se não têm como acessar as suas obras, em bibliotecas, casas de cultura, memoriais, internet?


Comentários


Colunas anteriores

Poemas intimistas

Similaridade de seres  Talvez, eu seja como as borboletas: às flores eu pouso em beijo e aos espinhos eu afasto-me em voos sob batidas das asas a lugares longínquos...! Acometimento aos seres  Os afetos invadem os corpos com a licença das almas neles acasaladas...! Amor ouvinte...  "Nós não nos apaixonamos pelas pessoas porque elas falam bonito, mas porque elas nos ouvem muitíssimo bem...e é na escuta que o amor começa...
Continuar lendo
Data:15/07/2025 10:48

A Princesa do Sertão Maranhense e suas potencialidades à instrução e à linguagem artístico-cultural da literatura

Caxias do Maranhão é uma cidade que, ainda hoje, serve de referência para o país quando o assunto é a Literatura, é o berço de uma considerável plêiade de escritores e poetas de grande expressão e produção literária no cenário nacional, a exemplo de Gonçalves Dias, Coelho Neto, Teófilo Dias, Vespasiano Ramos, Raimundo Teixeira Mendes, César Marques e muitos outros de uma...
Continuar lendo
Data:08/07/2025 11:27

Poemas confessos

Poema à minha poesia  Um dia qualquer eu escreverei um  poema de amor com meiguice, ternura e carinho para ti…será ofertado aos teus brios causadores da minha emoção ou, talvez, íntima ilusão sem querer almejada,quero te ofertar a sensaçãoqual a imensidão do marou as fragrâncias das flores no sonhado jardim dos amantes...aí, então, tu entenderás o meu amor, mas não importa se isso...
Continuar lendo
Data:01/07/2025 10:19

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: