Caxias-MA 19/04/2025 16:39

PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Mais uma manifestação religiosa dos Festejos de São Sebastião em Caxias


São Sebastião nasceu na França, no século III. Adolescente, em Milão, alistou-se no exército de Diocleciano, chegando ao cargo de comandante da guarda pessoal deste imperador. Denunciado por outros soldados, por ser cristão, Sebastião foi condenado à morte, sendo executado por centenas de flechas atiradas por outros soldados, estando Sebastião amarrado a um tronco – esta é a imagem mais conhecida deste santo. Como não morreu, voltou a pregar o cristianismo, o imperador então mandou que fosse espancado e, depois de morto, jogado no esgoto público de Roma, mas o corpo foi achado e sepultado por outra cristã. Em 680, por época da trasladação dos restos mortais para uma basílica construída pelo imperador Constantino, a peste epidêmica que assolava Roma cessou, por isso ele é conhecido como protetor contra epidemias, guerras e fome.

São mais de cem as paróquias de São Sebastião no Brasil, mas, talvez, a mais conhecida seja a do Rio de Janeiro, onde as homenagens contam com a corrida de São Sebastião, missas e procissão que sai da igreja de São Sebastião dos Capuchinhos, na Tijuca, em direção à Catedral Metropolitana para bênção e missa solene oficiada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro. Na Paróquia de São Sebastião fica a imagem do padroeiro trazida em 1565 por Estácio de Sá para a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. O marco de fundação e os restos mortais de Estácio de Sá também ficam na paróquia.

As festas a São Sebastião acontecem de norte a sul do Brasil e possuem peculiaridades em cada lugar.

Relembramos:

Em Caxias do Maranhão, São Sebastião é devotado, principalmente, pelos fiéis que se doam ao tríduo: novenas, missa e procissão nas comemorações em louvor ao Santo.

Na cidade, a manifestação religiosa já foi instituída, tradicionalmente, há décadas, no calendário local, pela família Assunção.

As homenagens acontecem a partir do domingo que precede ao dia 20 de janeiro, com a busca do mastro na reserva ecológica do Inhamum; um verdadeiro ritual matinal, capitaneado por membros da família Assunção, fiéis e líderes comunitários que levam amigos a se fortalecem com o, também, tradicional lanche: café, chocolate e caldo de carne. À tarde há o levantamento de mastro, queima de fogos de artifício e novenas.

Mas, a principal devoção e celebração a São Sebastião: festa com missa pela manhã, à tarde da data acontece uma procissão percorrendo as principais ruas e travessas da comunidade do Pau D`água, na qual fica a Capela, que recebe e encerra a procissão, e o largo do festejo distinguido com o nome do Santo.


Comentários


Colunas anteriores

Centro de Cultura Acadêmico José Sarney: um bem secular caxiense

No passado, a antiga Companhia da União Têxtil Caxiense e, no presente, o Centro de Cultura Acadêmico José Sarney.  São estas as fases cronológicas de um prédio localizado à aresta direita da Praça Dias Carneiro - Pantheon Caxiense -. Na realidade, uma construção fabril de origem inglesa com fachada em estilo neoclássico, planta quadrangular, com armação em estrutura metálica e estreita...
Continuar lendo
Data:16/04/2025 19:39

22 anos de Procissão do Fogaréu de Caxias

A tradição remonta ao século XVIII e subsiste em cidades européias e brasileiras simbolizando a busca e a prisão de Jesus Cristo. A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente em algumas cidades do Brasil durante a Semana Santa. Em Caxias, em uma linguagem artístico-cultural das artes cênicas, precisamente o teatro, criada pelo ativista cultural Léo Barata, e é...
Continuar lendo
Data:09/04/2025 09:15

Poemas à própria confissão

Só existir Desperto todos os dias já acordados em manhãs sem luz dentro e fora de mim...o vazio afótico do quarto me expulsa da ambiência sentida e amputada de ti...mendigando à saudade sigo morrendo na ausência testemunha sem nós...! Despistar!     Solitário, almejo ser um enganador a fim de insistir, persistir e nunca desistir do desejo de enganar a dor...! Safra à alma!  ...sou semente...
Continuar lendo
Data:01/04/2025 15:01

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: