O cinema brasileiro viveu uma noite inesquecível nesse domingo (11). Wagner Moura conquistou o Globo de Ouro 2026 de Melhor Ator em Filme de Drama por sua atuação em O Agente Secreto. É a primeira vez que um ator brasileiro vence nessa categoria — e ele fez questão de celebrar em português: “Viva o Brasil e a cultura brasileira!”.
Além da vitória individual, o longa dirigido por Kleber Mendonça Filho também levou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, reforçando a força do cinema nacional no cenário internacional.
Concorrência de peso
Moura superou nomes como Joel Edgerton (Sonhos de trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do desconhecido).
Sobre o filme
Ambientado nos anos 1970, O Agente Secreto conta a história de um professor universitário, interpretado por Moura, que volta para o Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.
Orgulho nacional

A vitória de Wagner Moura e de O Agente Secreto marca um novo capítulo para o cinema brasileiro, que volta a ocupar espaço de destaque em premiações globais. Uma noite de aplausos, emoção e muito orgulho para quem acompanha de perto a cultura nacional.
Saiba mais sobre a cerimônia do Globo de Ouro
O prêmio de Melhor Filme de Drama, principal categoria da noite, ficou com Hamnet. Entre os demais vencedores do Globo de Ouro, o prêmio de Melhor Direção em Filme ficou com Paul Thomas Anderson, por Uma Batalha Após a Outra. Já Melhor Ator em Filme de Musical ou Comédia foi conquistado por Timothée Chalamet, por Marty Supreme.
Na televisão, a série Adolescência saiu com dois prêmios de atuação: Owen Cooper venceu como Melhor Ator Coadjuvante em Série, e Stephen Graham foi premiado pela atuação como protagonista, além de também assinar a direção da produção.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE