A Unidade Prisional de Ressocialização de Caxias (UPCAX) segue fortalecendo práticas que promovem a reintegração social e o resgate da cidadania de pessoas privadas de liberdade. Recentemente, internos da unidade participaram ativamente da montagem dos móveis da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da mudança para o novo prédio da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) de Caxias.
A atividade, resultado de parcerias interinstitucionais com a UEMA e o DETRAN-MA, foi acompanhada de perto por profissionais da equipe técnica da unidade, garantindo a segurança e o bom andamento das ações. O trabalho realizado pelos internos não apenas contribuiu com o serviço público, como também reforçou aspectos fundamentais para o desenvolvimento emocional, social e psicológico dos reeducandos.
“A participação em atividades externas como essa amplia o sentimento de pertencimento e utilidade, estimula a autoestima e reforça vínculos com valores sociais positivos. O trabalho, nesse contexto, é terapêutico e educativo, pois permite ao interno ressignificar sua história por meio de ações concretas e socialmente reconhecidas”, destacou a psicóloga da unidade.
O diretor geral da UPCAX, Maurício Monteiro Costa Júnior, também ressaltou o impacto dessas iniciativas para a transformação pessoal e social dos internos. “A participação dos internos em atividades laborais como essas representa um passo importante na ressocialização. Além de contribuir com instituições públicas, esses homens redescobrem o valor do trabalho, da disciplina e da dignidade. É por meio dessas oportunidades que damos sentido à verdadeira reintegração social”, afirmou.
A ação integra as políticas públicas da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), que investe em educação, trabalho e saúde como eixos estruturantes do sistema penitenciário humanizado no Maranhão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE