O Centro de Especialidades Odontológicas (Sorrir) Dr. Alberto de Andrade Soares, em Caxias, município Região dos Cocais, no Leste do Maranhão, é a quarta unidade do segmento odontológico que integra a rede estadual de saúde. Gerenciado pelo Instituto Acqua, o equipamento completou 3 anos de funcionamento e alcançou a marca de 204 mil atendimentos.
Ao todo, em três anos já foram 49.474 consultas, 134.432 procedimentos, 20.908 Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT). O Sorrir em Caxias alcança números expressivos com uso de seis poltronas odontológicas divididas entre odontopediatria, clínica geral, bucomaxilofacial, endodontia, periodontia, procedimentos de dentística (restauração), extração, profilaxia (aplicação de flúor), serviços de radiologia e prótese, bem como ações educativas.
Evani Lopes Carvalho, 39 anos, acompanhando sua filha Edilene Lopes Carvalho Feitosa, conta que, na rede particular, o acesso para tratamento dentário é bem difícil e caro. “Com a chegada do Sorrir aqui em Caxias, ficou mais acessível até para deslocamento, e bem mais próximo da população, principalmente dos que mais precisam. O atendimento é excelente”, elogiou.
Os serviços são oferecidos em três turnos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 12h. A unidade também conta com o Sorrir Móvel, que já alcançou mais de 42 mil atendimentos itinerantes pela região.
Aline Cardoso, especialista em periodontia está no Sorrir desde a inauguração e comenta o quanto a unidade de saúde bucal melhora a vida das pessoas. “Percebo que o Sorrir em Caxias impactou positivamente, pois é um ambiente voltado especificamente para o cuidado com a higiene oral e temos muita procura dos municípios vizinhos, que têm menos acesso. Trabalhar aqui é muito importante e, além disso, temos uma boa estrutura para prestar um serviço de boa qualidade”, disse a dentista.
A diretora clínica Esmeralda da Conceição Barros falou da importância desses serviços prestados para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. “O SUS funciona e muito bem. A parceria sólida entre o Instituto Aqua e o Governo do Estado nos dá direcionamento para conduzir esta unidade com segurança. E posso dizer mais, aqui não é apenas uma unidade de saúde, mas também um espaço de acolhimento que recebe seus pacientes de forma humanizada. É uma honra poder somar para que a saúde bucal de qualidade seja de fato acessível a todos, eu sou extremamente grata por fazer parte de tudo isto”, concluiu Esmeralda Barros.
A unidade é referência ainda para seis municípios da região leste do estado, entre eles Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João do Sóter, além de Caxias.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE