O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias celebra um marco inédito em sua história: as primeiras defesas de teses de doutorado realizadas por docentes da instituição, no âmbito do Doutorado em Educação promovido em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio do Programa de Cooperação Interinstitucional (PCI). As professoras Francisca da Silva Cruz e Eliane de Sousa Almeida foram as primeiras a conquistar o título de doutora, consolidando um passo decisivo no fortalecimento da pós-graduação stricto sensu do campus.
A cooperação entre o IFMA Caxias e a UFGD começou a ser articulada em 2021, sob liderança do então diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Raimundo Filho, atual diretor-geral do campus. A parceria permitiu que servidores do IFMA ingressassem no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD, reconhecido com conceito cinco pela CAPES, e cuja proposta visa formar pesquisadores comprometidos com a realidade social e educacional brasileira, promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão de maneira integrada.
Primeira tese defendida - A professora Francisca da Silva Cruz foi a primeira a defender sua tese, intitulada “Representações identitárias na Educação de Jovens e Adultos a partir dos livros didáticos de Língua Portuguesa”, sob orientação da professora Dra. Thaise da Silva (UFGD). A banca foi composta também pelas professoras Dras. Darlize Teixeira Mello (ULBRA), Cássia Cristina Furlan (UFGD), Marta Coelho Castro Troquez (UFGD) e pelo professor Dr. Tiago Duque (UFMS).
“Concluir o doutorado foi uma experiência profundamente transformadora, marcada por muitos desafios, descobertas e crescimento intelectual. O PCI entre o IFMA e a UFGD foi determinante nessa trajetória. Ele me possibilitou trilhar esse caminho e expandir meus horizontes acadêmicos”, declarou Francisca.
Ela fez questão de destacar a importância da rede de apoio que teve durante o processo. “Sou imensamente grata à minha orientadora, professora Thaise, pela orientação generosa e inspiradora, e ao IFMA, pelo apoio contínuo. Essa formação é um ganho institucional significativo, pois amplia nossa capacidade de contribuir com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, disse.
Segunda tese defendida - Logo após, a professora Eliane de Sousa Almeida também obteve o título de doutora com a defesa da tese “Entre transformações e permanências: a história da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMA (2008-2017)”, sob orientação da professora Dra. Eurize Pessanha.
Para Eliane, o doutorado fortaleceu sua percepção sobre o papel histórico e social do IFMA. “Este processo me permitiu revisitar a trajetória da educação profissional na instituição com um olhar mais crítico e sensível às políticas públicas que a moldaram. Pude compreender mais a fundo a relevância do IFMA como agente transformador na vida de milhares de estudantes, especialmente os oriundos de camadas populares. Esse título representa não apenas uma conquista pessoal, mas um avanço coletivo para o nosso campus”, afirmou.
Importância institucional - A professora Waldirene Pereira Araújo, coordenadora local do PCI e chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA Caxias, destacou o impacto estratégico do programa.“O PCI simboliza um investimento sólido na qualificação dos nossos servidores. Essas defesas mostram que estamos no caminho certo ao apostar na formação continuada de nossos docentes, contribuindo para o fortalecimento das políticas institucionais de pós-graduação e para a excelência acadêmica do nosso campus”, declarou.
O professor Raimundo Filho, responsável por iniciar as tratativas com a UFGD em 2021, recorda os desafios do processo.“As duas instituições estão separadas por quase três mil quilômetros, mas isso nunca foi obstáculo para que construíssemos uma ponte de integração e colaboração. Essa parceria é um exemplo de como o interior do Brasil pode, sim, ser protagonista na produção científica de qualidade”, afirmou.
Para ele, as conquistas das professoras Francisca e Eliane representam um divisor de águas. “A chegada do doutorado marca uma nova era para o Campus Caxias. Com quase quinze anos de existência, temos agora mais um motivo para celebrar nossa trajetória. Essas defesas não são apenas títulos; são sementes plantadas para um futuro ainda mais promissor”, concluiu.
Sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD - O programa tem como missão formar pesquisadores comprometidos com os princípios de uma educação democrática e igualitária, desenvolvendo estudos que dialogam com a realidade local, regional e nacional. O foco é articular teoria, prática e compromisso social por meio de uma formação acadêmica que integre ensino, pesquisa e extensão. Saiba mais aqui.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE