Caxias-MA 03/05/2025 02:46

PUBLICIDADE

Esporte

Flamengo vence o Botafogo-PB no Castelão lotado e abre vantagem na terceira fase da Copa do Brasil

Rubro-Negro domina o jogo, desperdiça muitas chances, mas conta com o brilho do jovem Joshua para fazer a festa de seus torcedores no Maranhão.

Por: Gustavo Arruda / Imirante Esporte | Data: 02/05/2025 11:16
Compartilhar

Maior praça esportiva do Maranhão, o Estádio Castelão recebeu, na noite dessa quinta-feira (1º), data em que completa 43 anos, uma partida histórica do Flamengo: clube de maior torcida do Brasil, o Rubro-Negro viajou a São Luís para disputar o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil contra o Botafogo-PB, que vendeu o seu mando de campo e transferiu o duelo de João Pessoa para a capital maranhense. Empurrado por mais de 35 mil torcedores, o Rubro-Negro encontrou dificuldades para furar a retranca do Belo, mas conquistou a vitória por 1 a 0, para delírio da torcida rubro-negra em São Luís, e abriu vantagem em seu primeiro desafio na competição nacional.

Mesmo poupando algumas de suas principais peças, o Flamengo foi dominante do começo ao fim na partida diante do Botafogo-PB em São Luís. Com uma posse de bola elevada e uma pressão impressionante no campo de ataque, o Rubro-Negro acumulou chances perdidas, transformando o goleiro Michael, do Belo, em um dos destaques do confronto. Na segunda etapa, o técnico Filipe Luís promoveu algumas mudanças, com destaque para as entradas do meia Gerson e do atacante Everton Cebolinha, e quem fez a diferença foi um jovem atleta que também entrou no decorrer do jogo: Joshua, de apenas 17 anos, fez o seu primeiro gol na estreia como profissional aos 39 minutos e garantiu a vitória do Flamengo no Castelão.

A vitória em São Luís deixa o Flamengo em uma boa situação na terceira fase da Copa do Brasil. O Rubro-Negro está a um novo triunfo ou um simples empate na partida de volta contra o Botafogo-PB para avançar às oitavas de final, enquanto o Belo só fica com a vaga se derrotar a equipe carioca por dois ou mais gols de diferença. Caso o time paraibano vença por um gol de vantagem, a decisão vai para as cobranças de pênaltis. O jogo da volta entre Flamengo e Botafogo-PB será realizado no dia 21 de maio, às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Antes de se encontrarem novamente pela Copa do Brasil, Flamengo e Botafogo-PB terão compromissos importantes pela sequência da temporada, com destaque para duelos por suas respectivas divisões do Campeonato Brasileiro na noite deste domingo (4). O Rubro-Negro encara o Cruzeiro a partir das 18h30, no Mineirão, pela sétima rodada da Série A, enquanto o Belo visita o Guarani às 19h, no Estádio Brinco de Ouro, em compromisso da quarta rodada da Série C.

O jogo

Contando com o apoio da torcida em um Estádio Castelão lotado, o Flamengo iniciou a partida contra o Botafogo-PB bem fiel ao seu estilo, valorizando a posse de bola, buscando tabelas nas proximidades da grande área e pressionando todas as tentativas da equipe paraibana de tentar sair jogando. Aos nove minutos, Plata aproveitou cobrança de escanteio de Luiz Araújo e cabeceou firme, para defesa do goleiro Michael em dois tempos. Já aos 11, o atacante Michael, do Flamengo, fez jogada individual, tentou o toque por cobertura contra seu xará e viu a bola passar bem perto do gol.

Beirando os 80% de posse de bola, o Flamengo manteve a pressão diante do Botafogo-PB, que sofria até mesmo para passar do meio-campo. Aos 22 minutos, Varela foi lançado em profundidade por Varela e fez o cruzamento para Bruno Henrique, que cabeceou para defesa firme de Michael. Pouco depois, aos 29, Bruno Henrique arriscou o chute, Michael deu rebote e Luiz Araújo tentou a finalização de carrinho, mas mandou a bola por cima do gol.

Na reta final do primeiro tempo, o Flamengo continuou acumulando chances, enquanto o Botafogo-PB tentou segurar a equipe carioca e assustar nos contragolpes. Aos 34 minutos, Luiz Araújo aproveitou sobra de bola, após desarme de Marcelo Augusto em Plata, e soltou o chute forte para grande defesa de Michael. Em seguida, aos 35, Bruno Henrique conseguiu uma roubada de bola no ataque, passou por Marcelo Augusto e serviu Michael, praticamente sem goleiro, mas o atacante rubro-negro mandou a bola para fora. Mantendo o ritmo, o Fla voltou a assustar aos 43 minutos: após cruzamento de Luiz Araújo, o zagueiro João Victor apareceu como elemento surpresa na grande área e cabeceou para fora. O Botafogo-PB, por sua vez, ainda criou uma boa oportunidade aos 46, com Gama, que tentou de muito longe e quase surpreendeu Matheus Cunha, que, atento, fez um desvio e mandou para escanteio.

Joia da base garante festa do Flamengo no Castelão

O cenário da partida no Estádio Castelão não passou por mudanças no segundo tempo. O Flamengo manteve um percentual elevado de posse de bola e continuou no campo de ataque, enquanto o Botafogo-PB se defendia como podia. Aos sete minutos, Plata cobrou falta na grande área, a zaga do Belo não conseguiu afastar, e Evertton Araújo conseguiu o desvio para o gol, porém, Erick salvou o time paraibano em cima da linha. Já aos 16, foi a vez do goleiro Michael salvar duas vezes o Botafogo-PB, após defender um chute colocado de Allan e evitar que Bruno Henrique marcasse na sobra.

Dominando completamente o jogo, o Flamengo desperdiçou mais uma chance aos 19 minutos, com Plata, que aproveitou sobra de bola na entrada da grande área, soltou o chute forte e viu a bola passar perto do canto esquerdo do goleiro Michael, do Botafogo-PB. Pouco depois, o técnico Filipe Luís promoveu as entradas de Gerson, Everton Cebolinha e Matheus Gonçalves para aumentar ainda mais o poder de fogo do Rubro-Negro, que continuava errando as suas conclusões: aos 31 minutos, Varela foi lançado por Matheus Gonçalves e fez o cruzamento rasteiro na pequena área, entretanto, o atacante Juninho não conseguiu o desvio para o gol.

Com o Botafogo-PB fechando ainda mais os espaços, o Flamengo insistiu nos cruzamentos para a grande área e nas finalizações de longa distância no decorrer do segundo tempo. Aos 32 minutos, Gerson recebeu passe de Varela, arriscou o chute, e a bola passou bem perto do gol. Pouco depois, aos 36, foi a vez de Ayrton Lucas chutar de longe e tirar tinta do travessão do Belo. A insistência rubro-negra só foi premiada aos 39: Juninho cabeceou forte após cruzamento de Ayrton Lucas, o goleiro Michael fez grande defesa, e o jovem Joshua, atento, bateu para o gol vazio e fez o Estádio Castelão explodir de alegria. Depois disso, o Flamengo ainda chegou a marcar o segundo gol aos 42, com Juninho, em lance que a arbitragem marcou impedimento, e levou um susto com o chute cruzado de Denilson, aos 43, porém, nada que impedisse a grande festa da torcida flamenguista no Maranhão.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO-PB: Michael; Erick, Reniê, Marcelo Augusto e Evandro; Gama, JP Iseppe (Igor Maduro) e Guilherme Santos (Camilo); Gabriel Honório (Denilson), Rodrigo Alves (Rafinha) e Henrique Dourado (Silvinho). Técnico: Antônio Carlos Zago

FLAMENGO: Matheus Cunha; Varela, Danilo, João Victor e Ayrton Lucas; Evertton Araújo (Gerson), Allan e Luiz Araújo (Matheus Gonçalves); Plata (Joshua), Michael (Juninho) e Bruno Henrique (Everton). Técnico: Filipe Luís

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: