Entre os dias 7 e 11 de abril, o Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJUR) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou a terceira edição de sua ação itinerante, com atividades nos municípios de Timon, Caxias e Codó.
A programação incluiu palestras, visitas técnicas, participação em evento regional e mutirões do PopRuaJud, ampliando o acesso às práticas restaurativas em escolas e comunidades em situação de vulnerabilidade. A juíza coordenadora do Nejur/TJMA, Larissa Tupinambá, destaca a importância da proposta.
“A Justiça Restaurativa é uma forma de resolver conflitos promovendo o diálogo, contribuindo para a pacificação social, para a diminuição da violência, para a promoção da tolerância e melhoria de convivência. Nesta itinerância, o propósito é difundir a metodologia, apresentar e implementar nossos projetos, principalmente, no ambiente escolar”, afirmou.
Quarta edição do programa Encontros Regionais, realizado no polo judicial de Caxias
AÇÕES
A jornada teve início no dia 7 de abril, com visita técnica ao Centro de Ensino Aluízio de Azevedo, em Timon, onde foram apresentados os projetos "Plantando Valores na Escola" e "Educando para a Paz".
No turno da tarde, a Unidade Regional de Educação de Timon sediou a palestra "Dialogando Justiça Restaurativa", com a participação da juíza coordenadora do Nejur, Larissa Tupinambá, do juiz da 1ª Vara Criminal de Timon, Rogério Monteles, além de estudantes, gestores/as, facilitadores/as e representantes da rede de apoio. Na ocasião, foram discutidas estratégias para implementação dos projetos nas instituições de ensino locais.
No dia 8, pela manhã, o Nejur participou do Encontro Regional no Fórum de Caxias, em uma roda de diálogo conduzida pela juíza Larissa Tupinambá sobre as ações do núcleo. À tarde, a equipe visitou a Escola Municipal Santa Catarina de Labourê e o CE Thales Ribeiro Gonçalves, que também aderiram aos projetos, fortalecendo o vínculo com as comunidades escolares.
As atividades seguiram no dia 9, com participação no mutirão do PopRuaJud em Codó. Foram realizados círculos de diálogo voltados a pessoas em situação de rua, com foco na escuta empática e na humanização do atendimento.
No turno vespertino, o grupo retornou a Timon para alinhar a proposta pedagógica restaurativa com a Escola José Ribamar Elouf.
No dia 10, o Núcleo integrou o mutirão do PopRuaJud em Caxias e, em seguida, ministrou palestra na UNIFACEMA, voltada à rede de apoio escolar e estudantes de Direito. Estiveram presentes o juiz Jorge Antonio Sales Leite, da 2ª Vara Cível de Caxias, e a juíza Larissa Tupinambá.
À tarde, a equipe realizou visita técnica à Escola Municipal Antônio Pereira da Silva, em Timon, iniciando articulações para a implantação dos projetos.
Encerrando a semana de atividades, no dia 11 de abril, o núcleo participou do mutirão do PopRuaJud em Timon e promoveu, no período da tarde, uma reunião com representantes dos dois Conselhos Tutelares da cidade. O encontro teve como objetivo apresentar a Justiça Restaurativa como uma ferramenta eficaz para a prevenção e resolução de conflitos envolvendo crianças e adolescentes, reforçando o trabalho em rede e a proteção integral.
A ação itinerante reafirma o compromisso do Tribunal de Justiça do Maranhão com a consolidação da Justiça Restaurativa como política pública. A iniciativa reconhece o papel central da escola na formação cidadã e aposta na educação de adolescentes e jovens como caminho para a redução da violência, da judicialização de conflitos e para o fortalecimento de uma cultura de diálogo, empatia e pertencimento.
PROJETOS
O projeto "Educando para a Paz" busca sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do diálogo na resolução de conflitos e da reparação de danos, com foco na construção de uma cultura de paz, respeito mútuo e inclusão, e ainda, promover a melhoria do vínculo de seus integrantes.
O “Justiça Restaurativa e Meio Ambiente: plantando valores na escola” visa promover a conscientização ambiental e a prática da Justiça Restaurativa por meio da realização de círculos de diálogo e de tomada de decisão, fortalecendo a cultura de paz e a responsabilidade socioambiental no ambiente escolar.
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