Um apartamento pegou fogo, na manhã deste sábado (1º), em um condomínio localizado na Avenida General Arthur Carvalho, no bairro do Turu, em São Luís. Por causa do incidente, o prédio foi evacuado, e os moradores só poderão retornar aos seus apartamentos, após a dispersão da fumaça.
No momento do incêndio, um homem ficou levemente ferido, após parte do teto do apartamento desabar sobre a cabeça dele. Já outros moradores inalaram fumaça e precisaram ser atendidos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nenhuma pessoa corre risco de morte.
Imagens feitas por populares mostram que o fogo atingiu um apartamento no primeiro andar do bloco 9, do Condomínio Vivare e, antes da chegada dos bombeiros, os próprios moradores do local tentaram apagar as chamas.
Os moradores colocaram uma escada para chegar na janela do apartamento e com uma mangueira jogaram água para apagar as chamas.
Em seguida, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) chegou ao local e conseguiu apagar o incêndio.
A suspeita é que o incêndio tenha iniciado na evaporadora do ar-condicionado de um dos quartos do apartamento. O caso ainda será investigado pelo Corpo de Bombeiros.
Uma equipe da Defesa Civil também irá ao local para fazer a vistoria e perícia no prédio.
Segundo o coronel Célio Roberto, comandante do CBMMA o sistema preventivo de incêndio do condomínio não funcionou durante o incidente, o que prejudicou na agilidade em conter as chamas, antes da chegada dos bombeiros.
“O sistema preventivo de lá não funcionou, ou seja, não tinha pressurização de água. Mas claro, o Corpo de Bombeiros tem a viatura, utiliza a pressão da viatura e faz o trabalho. Mas é importante chamar atenção disso, porque para o primeiro combate, feito lá por brigadistas, funcionários do condomínio, até mesmo de algum morador, é necessário que esteja funcionando, que o incêndio quando ele é contido no seu princípio, evita maiores danos”, explicou Célio Roberto.
Ainda de acordo com o comandante do CBMMA, mesmo que um incêndio seja contido logo no princípio, é importante o acionamento do Corpo de Bombeiros, para as providências devidas, que devem ser tomadas para ver o rescaldo e também garantir que não haverá reignição, que é a volta das chamas.
Por meio de nota, o CBMMA informou que a equipe de bombeiros conseguiu extinguir completamente o fogo e depois foi realizado o rescaldo do local.
Leia a nota na íntegra
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que foi acionado para atender ocorrência de incêndio em apartamento, no condomínio Vivare Turu, na manhã deste sábado (1º). Equipes do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), Batalhão de Bombeiros de Emergência Médica (BBEM) e da 1ª (Companhia Independente Especializada de Bombeiro Militar (CIEBM) foram mobilizadas e chegaram rapidamente ao local, conseguindo extinguir completamente o fogo e após, foi realizado o rescaldo do local.
Os bombeiros vistoriaram os demais apartamentos e constataram um grande volume de fumaça, executando procedimento para dissipação. Uma pessoa foi socorrida pela equipe do SAMU e encaminhada ao hospital.
Segundo informações do morador, o fogo teve início na evaporadora do ar-condicionado de um dos quartos. Os bombeiros repassaram orientações preventivas ao morador.
Outro incêndio no mesmo condomínio
Essa é a segunda vez que um apartamento pega fogo no mesmo condomínio. No dia 3 de dezembro de 2021, um apartamento foi parcialmente destruído por um incêndio no Bloco 3 do Vivare. No local, os bombeiros se depararam com um imóvel exalando muita fumaça, devido a aparelhos que eram consumidos no interior.
Ao todo, dois quartos, um banheiro e a sala foram afetados pelo fogo, mas a estrutura física do apartamento não foi comprometida.
O incêndio foi controlado e ninguém ficou ferido. Segundo os bombeiros, o incêndio foi causado por um problema elétrico em um ventilador do apartamento.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE