Caxias-MA 05/07/2024 09:59

PUBLICIDADE

Saúde

Regionais de Saúde de Caxias e Timon recebem treinamento sobre Diagnóstico Parasitológico da Leishmaniose Tegumentar

Capacitação começou nessa segunda-feira (17) e segue até sexta-feira (21).

Por: João Lopes/Portal Noca | Data: 18/06/2024 12:59 - Atualizado em 18/06/2024 13:08
Compartilhar

Começou nessa segunda-feira (17), e segue até sexta-feira (21), um treinamento sobre Diagnóstico Parasitológico da Leishmaniose Tegumentar voltado para técnicos das Regionais de Saúde de Caxias e Timon. 

A iniciativa é da Coordenação de Vigilância de Doenças Transmissíveis, por meio do Programa de Vigilância e Controle de Leishmanioses, de Vigilância e Controle de Leishmanioses, em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz, Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN) e Regional de Saúde de Caxias.

De acordo com o coordenador do Programa de Controle da Leishmaniose Visceral, Antônio Neto, “o treinamento acontece em virtude de ocorrências de casos na região e a fragilidade no diagnóstico laboratorial local”.

A Unidade Estadual do Maranhão está sediando a ação. Segundo Fernanda Silva, coordenadora do Núclero de Vigilância Epidemiológica, "é uma oportunidade para que os profissionais de laboratório dos 11 municípios presentes se atualizem, juntando teoria e prática, para resultar em um melhor atendimento à população, para um diagnóstico mais precoce e um tratamento mais rápido dessa doença que atinge humanos e animais".

"A leishmaniose é uma doença endêmica de todo o estado. Temos dois tipos de leishmaniose, a Viceral e a Tegumentar, que estão relacionadas com questão de saneamento. É importante que esses microscopistas estejam atualizados em relação ao diagnóstico para que possamos fazer um tratamento mais adequado para aquela população ", reforça a bióloga do LACEN, Camila dos Santos. 

Para Joseelson Batista, biomédico de Parnarama, “essa é uma importante capacitação, pois além de poder contribuir com a saúde do seu município, os participantes tornam-se multiplicadores com os colegas do laboratório e outros que trabalham nessa função”.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: