PUBLICIDADE

Saúde

Primeiro LIRAa do ano aponta aumento de infestação por Aedes aegypti em Caxias

Município está em situação de “médio risco” para infestação do mosquito.

Por: Ascom | Data: 21/03/2024 05:50 - Atualizado em 21/03/2024 05:51
Compartilhar

O primeiro Levantamento de Índice Rápido por Amostragem do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2024 apontou infestação de 2,0% em Caxias, colocando o município em uma situação de “médio risco” para infestação do mosquito, se considerados os parâmetros do Ministério da Saúde que preconiza índice inferior a 1% como baixo risco, 1% a 3,9% médio risco e acima de 3,9% alto risco.

Segundo a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), a pesquisa foi feita entre os dias 26 de fevereiro a 1º de março. Agentes de combate às endemias do Programa de Controle das Arboviroses percorreram 3.144 imóveis de 53 bairros da cidade. De acordo com o resultado, foram encontrados em localidades separadas 67 pontos focos do mosquito, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, chikungunya e Zika. 

A última pesquisa para medir o índice de infestação do mosquito foi feita em outubro de 2023, que indicou 0,3% de infestação predial, ou seja, “baixo risco”. O primeiro LIRAa do mesmo ano apontou também “médio risco”, com 2,3%. 

Segundo Esaú Nogueira, coordenador do Programa de Controle das Arboviroses, “o aumento dos índices acontece todos os anos no período chuvoso”. 

“Esses índices seriam bem menores se nesse período a população cuidasse melhor dos seus quintais, retirando os depósitos inservíveis que para nós não serve, mas para a fêmea do mosquito transmissor é maternidade. Portanto, vamos destruir essas maternidades. Outra medida muito eficaz é limpar e tampar os depósitos de água para uso doméstico e dando o destino certo ao lixo doméstico. Portanto, para que tenhamos êxito nessa luta, temos que fazer o que é de responsabilidade de cada um”, alerta Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

O calendário de medição do LIRAa prevê 4 ciclos com intervalos regulares preconizados pelo Ministério da Saúde.

Bairros com alto risco de infestação

A pesquisa é analisada por localidade, onde 11 bairros apresentaram alto risco de infestação do Aedes Aegypti: 

* Trezidela - 20,9%

* Vila São João - 14,9%

* Pequizeiro - 10,5%

* Caldeirões - 8,0%

* Teso Duro - 7,4%

* Fumo Verde - 7,1%

* Campo de Belém - 7,0%

* Resid. Sabiá - 6,7%

* Fazendinha - 6,4%

* Bacuri - 5,9%

* Resid. Eugênio Coutinho - 5,4%

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: