PUBLICIDADE

Política

Nova decisão do STJ deixa Catulé Júnior próximo de assumir como deputado no MA

Decisão, tomada nessa segunda-feira, 11 de março, pode resultar na perda do mandato do deputado Hemetério Weba, do Partido Progressista (PP).

Por: Portal Destaque do Maranhão | Data: 12/03/2024 10:50
Compartilhar

Uma nova decisão proferida pela 2ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) está aproximando Catulé Júnior de assumir um mandato de deputado estadual no Maranhão. A decisão, tomada nessa segunda-feira, 11 de março, pode resultar na perda do mandato do deputado Hemetério Weba, do Partido Progressista (PP). O colegiado negou, por unanimidade, um agravo apresentado pelo parlamentar, que questionava um recurso do Ministério Público do Maranhão (MPMA) para desconstituir uma decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Essa decisão suspendia os efeitos de uma condenação de Hemetério Weba por improbidade administrativa durante seu mandato como prefeito de Nova Olinda do Maranhão.

O recurso do MP foi acatado monocraticamente pelo ministro Francisco Falcão. Com a rejeição do novo pedido de Weba pelo colegiado, caso essa decisão seja confirmada, ele perderá oficialmente seus direitos políticos e, consequentemente, poderá ter seu mandato cassado. O recurso apresentado pelo deputado maranhense tinha argumentos praticamente idênticos aos de suas tentativas de defesa anteriores. Hemetério foi originalmente condenado em uma ação civil pública proposta pelo MPMA em 2006, quando era prefeito, por não prestar contas à Câmara Municipal. Essa condenação resultou na suspensão de seus direitos políticos.

Devido a essa penalidade, o parlamentar não pôde se candidatar, por exemplo, nas eleições de 2018. Somente em 2022, após suspender os efeitos da condenação no TJ, ele conseguiu confirmar sua candidatura. Na nova tentativa de defesa, a equipe jurídica do deputado solicitou novamente a extinção do recurso especial apresentado pelo MP, argumentando que a pena de suspensão de direitos políticos foi integralmente cumprida e que o prazo para a execução da multa imposta pela sentença havia prescrito. No entanto, a 2ª Turma considerou que essa tese não se sustenta, uma vez que ocorreram longas suspensões de prazos durante o processo. "Verifica-se que os efeitos da sentença condenatória proferida na Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa foram suspensos de outubro de 2011 (por meio de uma liminar deferida na Ação Cautelar n° 28.066/2011) até março de 2018 (decisão monocrática no REsp n° 1.683.211/MA) e de julho de 2018 (por meio de uma liminar concedida no Agravo de Instrumento n° 0805036-10.2018.8.10.000) até os dias atuais. Diante disso, não há que se falar em prescrição da pretensão executória, dado o longo período em que os efeitos da sentença condenatória foram suspensos, inclusive possibilitando a candidatura do agente condenado nas eleições de 2022", destacou o colegiado, reforçando o mesmo argumento da decisão monocrática de Francisco Falcão.

Com essa nova decisão do STJ, a possibilidade de Catulé Júnior assumir o mandato de deputado estadual se torna mais próxima. Caso a liminar seja confirmada, Hemetério Weba estará oficialmente sem direitos políticos e poderá ser cassado, abrindo espaço para Catulé Júnior assumir o cargo. Resta aguardar os desdobramentos e possíveis recursos que ainda podem ser interpostos pelas partes envolvidas.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: