Nesse sábado, 19 de novembro, foi celebrado o Dia da Bandeira Brasileira, um dos maiores símbolos nacionais, idealizado pelo filósofo caxiense Raimundo Teixeira Mendes.
À Bandeira Nacional Brasileira, na data de 19 de novembro de 1889, Raimundo Teixeira Mendes escreveu um lema do qual foi extraída a insígnia que está afixada ao centro da nossa flâmula oficial; escrevera ele o seguinte: "o povo brasileiro, assim com todos os povos ocidentais, acha-se solicitado por duas necessidades, ambas imperiosas, e que se resumem em duas palavras: ordem e progresso!"
Na realidade a bandeira de nosso país foi criada logo após a Proclamação da República, acontecimento que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Com esse fato, o Brasil deixou de ser uma monarquia e tornou-se uma república, o que fez com que uma série de símbolos do país fossem substituídos, inclusive a Bandeira Nacional.
A bandeira do Brasil foi oficialmente apresentada no dia 19 de novembro de 1889 e foi adotada por meio de um decreto assinado pelo presidente provisório do Brasil, que na época era o marechal Deodoro da Fonseca. O decreto determinava a permanência das cores, e as mudanças que aconteceriam na bandeira.
Segue o decreto (na grafia original): O Governo Provisório da Republica dos Estados Unidos do Brazil:
Considerando que as cores da nossa antiga bandeira recordam as luctas e as victorias gloriosas do exercito e da armada na defesa da pátria;
Considerando, pois, que essas cores, independentemente, da fórma de governo, simbolizam a perpetuidade e integridade da patria entre as outras nações;
DECRETA:
Art. 1º A bandeira adoptada pela Republica mantem a tradição das antigas côres nacionaes - verde e amarella - do seguinte modo: um losango amarello em campo verde, tendo no meio a esphera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido obliquo e descendente da esquerda para a direita, com a legenda - Ordem e Progresso - e ponteada estrellas, entre as quaes as da constellação do Cruzeiro, dispostas da sua situação astronomica, quanto á distancia e o tamanho relativos, representando os vinte Estados da Republica e o Municipio Neutro.
Sala das sessões do Governo Provisório, 19 de novembro de 1889.
O autor da nova bandeira do Brasil foram Raimundo Teixeira Mendes. Essa nova bandeira substituiu a bandeira que havia sido proposta por Rui Barbosa, e que esteve içada do dia 15 de novembro ao dia 19 de novembro. As grandes mudanças da nova bandeira brasileira e a bandeira do período imperial foram as seguintes: O losango amarelo teve seu tamanho redimensionado.
O símbolo de Armas do Império que estava no centro da bandeira imperial foi substituído pela esfera azul republicana.
No centro da esfera, foi adicionado uma insígnia extraída lema positivista, e, nela, escrito “Ordem e Progresso”. Esse lema foi inspirado em uma frase de Auguste Comte.
Foram adicionadas estrelas brancas como representação dos estados brasileiros.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE