Caxias-MA 17/08/2025 15:15

PUBLICIDADE

Geral

Quadrinistas criam histórias em São Luís pós-apocalíptica e mistério com Gonçalves Dias

Veja algumas páginas das histórias em quadrinhos que devem ser lançadas em janeiro de 2022.

São Luís pós-apocalíptica e Gonçalves Dias são temas de histórias em quadrinhos — Foto: Escarra Brasa/Tobias Salazar

Uma dupla de quadrinistas está construindo novos enredos inspirados e ambientados em São Luís do Maranhão. As histórias já estão pré-produzidas e têm data pra lançamento: 10 de Janeiro de 2022.

Em uma das histórias, intitulada 'Escarra Brasa - O cangaceiro gentil', a capital maranhense é retratada em um futuro pós-apocalíptico onde um lendário cangaceiro tenta achar a cura para o seu mal.

'Escarra Brasa' é um cangaceiro gentil e herói em história escrita em quadrinhos por Wagner Elias — Foto: Divulgação/Wagner Elias

Na sinopse, o protagonista toma um estranho chá que o transforma em um homem destinado a ajudar as pessoas que ainda sobrevivem em uma São Luís quase deserta.

"Escarra Brasa vagueia em busca de uma cura para o seu mal. Ele encontra dois coletores de relíquias antigas e se vê obrigado a ajudá-los a escapar das garras do perverso Saladino. Entre os casarões da antiga cidade, os protagonistas procuram uma forma de salvar suas vidas enquanto se deparam com segredos da cidade fantasma", conta Wagner Elias, coautor da obra.

Praça da Mãe d'Água e da Catedral da Sé, na São Luís pós-apocalíptica de 'Escarra Brasa' — Foto: Reprodução/Escarra Brasa

Segundo o quadrinistra, a inspiração para o enredo já era imaginado há alguns anos e tem referências a personagens de animes japoneses.

"Eu criei o Escarra Brasa há uns 10 anos. Eu queria fazer um personagem genuinamente brasileiro e que tivesse uma característica marcante como o Luffy de One Piece. Daí pedi ao Rafa pra fazer o roteiro. Fizemos um capítulo piloto que foi vencedor do prêmio Brazil Manga Awards e publicado pela editora JBC em um almanaque dividindo espaço com outras obras, mas sempre foi nossa vontade fazer um livro exclusivo do Escarra brasa", afirmou.

Wagner Elias e Rafael Santos são quadrinistas e lançam novas histórias em janeiro — Foto: Arquivo Pessoal

'Escarra Brasa' também conta com a coautoria de Rafa Santos, quadrinista há 13 anos e que também prepara uma outra história, desta vez focada em um detetive: O Tobias Salazar, um lagarto que desvenda mistérios por São Luís de uma forma bem humorada.

"O Tobias nasceu da minha vontade de criar uma história que referenciasse nossa cidade e os costumes locais. Isso não é uma coisa inédita porque me inspirei em outros artistas locais que já fizeram isso. Por exemplo, o Zilson é um quadrinista local que até desenha pra editoras gringas, mas já criou super heróis e histórias que se passam em São Luís (seu fanzine do "homem-caveira"). Tem também o Tony machado que é outro nome desse cenário de quadrinhos autorais independentes que criou o "Visagem" ( um herói estilo spawn/Batman que lida com o sobrenatural nas redondezas do Centro Histórico). Umas das inspirações também é a dupla das antigas, Iramir e Beto Nicácio, que criaram décadas atrás a história policial "corpo de delito" sobre um detetive casca grossa resolvendo casos na cidade", descreve o artista.

No universo de 'Tobias Salazar - O detetive baixa renda', todos os personagens são algum tipo de animal. Nas redes sociais, vários contos já foram lançados e ambientados no bairro do Cohatrac, por exemplo.

Para Rafael, um dos diferenciais do Tobias é a proximidade que ele tem com o cidadão comum de São Luís. Na história, são usados muitos elementos estéticos dos bairros e o linguajar traz diversas palavras tipicamente ludovicenses.

"Em relação ao personagem Tobias Salazar, o detetive baixa renda, talvez o diferencial seja de que eu tento criar histórias com uma linguagem e com elementos que alcancem as pessoas comuns que não tem quase nenhum contato com quadrinhos. Então as histórias do detetive particular "baixa renda" tem uma linguagem universal, onde qualquer leitor possa se divertir mas os personagens e os lugares onde as aventuras se passam serão especialmente reconhecíveis pelos ludovicenses que lerem", complementou.

Gonçalves Dias 'Coruja' é um dos personagens de novo mistério envolvendo Tobias Salazar — Foto: Divulgação/Rafa Santos

A próxima história - que deve ser lançada já em janeiro -, retrata um mistério envolvendo o célebre poeta caxiense Gonçalves Dias e será ambientado no Centro Histórico de São Luís.

"Era só mais um dia comum para Tobias Salazar até que um cliente em potencial surge com uma misteriosa relíquia: uma cópia do célebre poema “Canção do Exílio” supostamente escrita Gonçalves Dias, antes deste falecer em um naufrágio. O manuscrito apresenta detalhes suspeitos, além de uma estranha mensagem cifrada. Após aceitar a missão de descobrir a veracidade do documento, logo ele descobre que não é o único em busca do segredo e a investigação o leva a revelações sobre o passado de Gonçalves Dias, enquanto cruza o centro de São Luís decifrando todos os mistérios", diz a sinopse.

Falta de incentivo

Escarra Brasa e Tobias Salazas são obras de uma geração de quadrinistas maranhenses às vezes pouco conhecida para o público local, mas que já contribuem com mangás até de outros países. No Maranhão, a maioria dos quadrinistas ainda necessita de apoio financeiro para se manter apenas da arte.

Tobias e Escarra Brasa, por exemplo, só foram possíveis graças a editais públicos de fomento a cultura que financiam as etapas de produção e publicação das histórias em quadrinhos.

"Com certeza. Esse tipo de edital vem em boa hora. Permitiu que pudéssemos viabilizar um tipo de conteúdo que une entretenimento e cultura. Nós ficamos felizes com a oportunidade. No caso do Tobias, a história já tá pronta. Só estou terminando a capa e uns detalhes editoriais", finalizou Rafael.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: