Caxias-MA 04/07/2025 06:34

PUBLICIDADE

Responsive image

João Lopes

Diário da Princesa

Origem da Canção do Exílio


A Universidade de Coimbra abrigou o poeta Gonçalves Dias durante alguns anos da sua juventude. Lá o jovem rapaz fez uma série de amizades e foi contaminado pelo romantismo que já vigorava na Europa.

A Universidade de Coimbra abrigou Gonçalves Dias durante alguns anos da sua juventude. Lá, o jovem 

caxiense fez amizades e foi contaminado pelo romantismo que vigorava na Europa.

"Canção do Exílio" é uma poesia do caxiense Gonçalves Dias, criada quando o autor cursava Faculdade de Direito em Coimbra, Portugal, em julho de 1843. Era relativamente frequente que intelectuais abastados brasileiros cruzassem o oceano para se formarem em faculdades portuguesas. Ele vivia, desta forma, um exílio físico e geográfico. Tradicionalmente, esta é a situação do exílio.

A saudade da terra natal, Caxias, foi o motor que fez mover a escrita de Gonçalves Dias. Ressaltando o patriotismo, o poema foi produzido no primeiro momento do romantismo nacional, época na qual se vivia uma forte onda de nacionalismo, devido o recente rompimento do Brasil colônia com Portugal. O poeta trata, neste sentido, de demonstrar aversão aos valores portugueses e ressaltar os valores naturais do Brasil.

Há uma presença de dêixis espacial, quanto aos dêiticos com referência aos elementos lugares citados no texto: ''aqui'' (Portugal) e ''minha terra'' ou ''lá'' (Caxias, cuja ave-símbolo é o Sabiá-da-praia - Mimus gilvus - e onde se encontra a Mata dos Cocais - vegetação transicional entre o Cerrado, a Floresta Amazônica e a Caatinga, rica em espécies de palmeiras).

O poema foi reciclado no Hino Nacional Brasileiro (no trecho "Nossos bosques têm mais vida; Nossa vida (em teu seio) mais amores", do segundo parágrafo da segunda parte) e na Canção Militar do Expedicionário (no trecho "Por mais terras que eu percorra, não permita Deus que eu morra; Sem que volte para lá", da segunda estrofe).

Canção do Exílio encontra-se incluída no livro "Primeiros Cantos", lançado em 1846.

Capa da primeira edição do livro Primeiros cantos, de Gonçalves Dias, lançado em 1846.
Capa da primeira edição do livro Primeiros Cantos, de Gonçalves Dias, lançado em 1846.

A obra Primeiros Cantos está em domínio público e encontra-se disponível para download em formato pdf.

Ouça o poema:


Comentários


Colunas anteriores

Projeto social “Pela Fé e Coragem” transforma vidas

Criado em dezembro de 2020 pela administradora Aurideia Assunção e o empresário e graduando em Direito Francisco Carlos, o projeto social “Pela Fé e Coragem” vem desenvolvendo um verdadeiro trabalho de formiguinha. Sem nenhum apoio financeiro dos poderes executivo e legislativo, o projeto se mantém através de doações da comunidade caxiense e apoiadores.  Mas, a cada dia chega mais longe, levando alimentos, roupas,...
Continuar lendo
Data:17/11/2021 15:18

Moradores da Vila São José com títulos de propriedades assegurados

Etapa final garantiu a entrega a todas as 662 famílias da Vila São José / Foto: Asscom Prefeitura Caxias Todos os moradores do bairro Vila São José, do Município de Caxias, já estão com os títulos de suas propriedades assegurados. Em ação realizada na última sexta-feira (5), mais 178 famílias foram beneficiadas na última etapa do Projeto Integra, iniciado pela Corregedoria Geral da...
Continuar lendo
Data:10/11/2021 11:35

Mensagem Final na Missa de 7º Dia de Arthur Almada Lima Filho

“ARTHUR TINHA MAIS OBRAS A INAUGURAR, MAIS LIVROS A ESCREVER, MAIS LUGARES PARA VISITAR, MAIS AMIGOS PARA REVER...” Irmãs e Irmãos em Cristo: Nem todas as pessoas aqui se conhecem, mas todos conhecemos uma pessoa -- ARTHUR ALMADA LIMA FILHO. Portanto, o Arthur, seja o Arthur desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão; o Arthur juiz de Direito, magistrado, promotor público, advogado; o Arthur professor, educador, reitor; o Arthur criador de...
Continuar lendo
Data:04/11/2021 09:54

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: