Caxias-MA 19/05/2025 01:21

PUBLICIDADE


Imagens de Caxias – Palacete Castelo


Interior do Palacete Castelo. Imagem: Eziquio Barros Neto.

Imponente quando se observa o centro de Caxias a partir do Morro do Alecrim, a torre da ‘casa do Alderico Silva’, se sobressai sobre todas as demais residências. Ela está ligada diretamente por sua volumetria com a Igreja Catedral e o Palácio Episcopal, formando um belíssimo conjunto arquitetônico que é cartão postal de Caxias.

Percorrendo pela antiga Rua 1º de Agosto (ainda não consigo chama-la por seu novo nome) ele dá as boas-vindas aos pedestres, ciclistas e motoristas. Não há quem passe por ali que não seja fisgado por seus encantos feitas de linhas de pedra, concreto, madeira, vidro e diversos outros materiais. 

Sua muretinha serve de brincadeira para crianças que, ao andar pela calçada, erguem as mãos e saem tocando pelos seus elementos vazados como quem batessem em latas com um pedaço de pau. E olhando para cima fixamente para os óculos (aquelas pequenas janelas circulares), passam correndo com medo do diabinho que mora lá, segundo uma das muitas lendas que circulam aquele casarão. Mas o passo desacelera ao cruzar com a vista da piscina, a primeira construída em Caxias. Imagino a quantidade de crianças e jovens que já passaram por ali com o desejo de mergulhar na piscina do ‘Seu Dá’.

Por muitas vezes ao passar por esta casa, descendo da minha casa na Praça Catedral rumo ao Colégio São José, fiz exatamente o descrito acima. E quase sempre estavam lá na varanda deitados em poltronas o casal Alderico e Dinir, recebendo visitas, determinando os afazeres do dia ou só recebendo a luz do sol e a brisa do vento.

Esse palacete, ou Palácio Castelo, como foi descrito ainda durante sua inauguração na década de 1950, poderia estar em qualquer capital do Brasil, sendo uma das mais belas da localidade, como afirmou certa vez o magnata Assis Chateaubriand quando a visitou. “Você é louco construir essa casa no meio do nada quando poderia construí-la em qualquer lugar desse país”. Indagou o velho ‘Chatô’ a Alderico Silva, tamanha sua protuberância. 

Alderico fez uma casa para si e sua família, mas ficou de herança para nossa Caxias.

Passeie pelos logradouros, conheça sua história. Valorize nossa cidade.


Comentários


Colunas anteriores

Coelho Neto em caricaturas

Se Coelho Neto é o caxiense ilustre com mais registros fotográficos, é provavelmente o mais caricaturado, ilustrado e representado em desenhos nas mais diversas publicações de jornais e revistas. Gonçalves Dias, nosso querido poeta foi igualmente representado, mas isso após sua morte.  Coelho Neto é o que podemos considerar hoje uma celebridade em seu tempo, um “influencer” de sua época. Embora a fotografia...
Continuar lendo
Data:11/02/2022 21:28

A família de Coelho Neto

Coelho Neto e sua esposa Gaby.   “A família é o núcleo ou gérmen da sociedade. Nela é que se formam todas as virtudes e se amolda o caráter, que é a feição da alma.  É a oficina sagrada onde se prepara, entre o amor e o respeito dos pais e o exemplo dos antepassados, o futuro cidadão. O que se adquire na infância leva-se até a morte. Assim como o corpo se desenvolve na sua...
Continuar lendo
Data:05/02/2022 08:11

Coelho Neto em fotos

Sem dúvidas o nosso intelectual Coelho Neto é o caxiense ilustre mais fotografado de nossa história. Primeiro que o tempo em que ele viveu permitiu presenciar essa maravilha. Inventada em 1826 na França a fotografia chegou ao Brasil por volta de 1840, se tornando popular no final daquele século onde, além das tradicionais posses em perfil, registrava-se momentos de descontração entre familiares e amigos. Com a evolução dos...
Continuar lendo
Data:28/01/2022 11:45

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: