PUBLICIDADE


148 anos de Elpídio Pereira


O maestro Elípio Pereira

Neste 16 de outubro de 2020, comemora-se 148 anos do nascimento de um dos maiores músicos maranhenses, Elpídio de Brito Pereira.

Foi naquela Caxias, no ano de 1872, que o casal João Bento de Brito Pereira e Gertrude Batista Bento de Brito Pereira, viu nascer Elpídio de Brito Pereira. A família Brito Pereira fazia parte da aristocracia caxiense, com diversos comerciantes e industriais que impulsionaram a cidade entre os séculos XIX e XX. Seu pai, João Bento, era Coletor de Rendas em Caxias, onde recebera o titulo de Major da Guarda Nacional e de Comendador. 

Assim, o jovem Elpídio recebeu o melhor da educação disponível na cidade. Nas artes, recebeu aulas de música dos dois maiores mestres locais, Antônio Carimã e Antônio Coutinho, maestros e proprietários da lendária orquestra Euterpe, posteriormente renomeada para Euterpe Carimã.

A biografia de Elpidio Pereira é vasta, sendo citado nas melhores publicações sobre Caxias, como os livros Caxienses Ilustres (Milson Coutinho) e Efemérides Caxienses (Arthur Almada Lima Filho).

A publicação mais recente a tratar do maestro Elpídio Pereira é Estudos Latino-Americanos sobre Música, Vol.1, organização de Javier Albornoz (Editora Artemis, 2020).

O professor Doutor Daniel Lemos Cerqueira, musicista maranhense e pesquisador de nossa música, participou deste livro com o artigo ‘A música em Caxias: um prolífico centro musical no sertão maranhense’. Rico registro de nossa cultura, ali está narrado nosso rico acervo musical e, claro, destaque para nosso maestro Elpídio de Brito Pereira.

Embora seja reconhecido musicalmente como importante figura maranhense, Elpídio Pereira nunca recebera uma homenagem em sua terra natal. Quer seja com o nome de um logradouro público, escola ou centro cultural. O autor de nosso hino municipal, continua um ilustre desconhecido. Ele faleceu no Rio de Janeiro, em 1961.

16 de outubro de 2020: 148 anos desse renomado artística caxiense.


Comentários


Colunas anteriores

Coelho Neto em caricaturas

Se Coelho Neto é o caxiense ilustre com mais registros fotográficos, é provavelmente o mais caricaturado, ilustrado e representado em desenhos nas mais diversas publicações de jornais e revistas. Gonçalves Dias, nosso querido poeta foi igualmente representado, mas isso após sua morte.  Coelho Neto é o que podemos considerar hoje uma celebridade em seu tempo, um “influencer” de sua época. Embora a fotografia...
Continuar lendo
Data:11/02/2022 21:28

A família de Coelho Neto

Coelho Neto e sua esposa Gaby.   “A família é o núcleo ou gérmen da sociedade. Nela é que se formam todas as virtudes e se amolda o caráter, que é a feição da alma.  É a oficina sagrada onde se prepara, entre o amor e o respeito dos pais e o exemplo dos antepassados, o futuro cidadão. O que se adquire na infância leva-se até a morte. Assim como o corpo se desenvolve na sua...
Continuar lendo
Data:05/02/2022 08:11

Coelho Neto em fotos

Sem dúvidas o nosso intelectual Coelho Neto é o caxiense ilustre mais fotografado de nossa história. Primeiro que o tempo em que ele viveu permitiu presenciar essa maravilha. Inventada em 1826 na França a fotografia chegou ao Brasil por volta de 1840, se tornando popular no final daquele século onde, além das tradicionais posses em perfil, registrava-se momentos de descontração entre familiares e amigos. Com a evolução dos...
Continuar lendo
Data:28/01/2022 11:45

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: