Caxias-MA 04/01/2026 07:20

PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

São Sebastião


São Sebastião era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus O Santo é conhecido como protetor da igreja por "realizar" vários milagres. Isso fez com que São Sebastião com o passar dos anos ganhasse milhares de devotos.

Em Caxias do Maranhão, no mês de janeiro - o começo do festejo foi no domingo com a fincada do Mastro em frente à Capela de São Sebastião - é realizada a principal devoção a São Sebastião: festa com missa pela manhã, à tarde acontece uma procissão percorrendo as principais ruas e travessas da comunidade do Pau D'água, na qual fica a Capela, que recebe e encerra a procissão, e o largo do festejo distinguido com o nome do Santo. São Sebastião é devotado, principalmente, pelos fiéis que se doam ao tríduo: novenas, missa e procissão nas comemorações em louvor ao Santo. Na cidade, a manifestação religiosa já foi instituída, tradicionalmente, há décadas, no calendário local, pela família Assunção.


Comentários


Colunas anteriores

Poemas Sentimentais

O amor que não foi… Às vezes, a gente sonha com alguém e imagina um futuro, mas as coisas não saem como a gente quer…E talvez tenha sido um amor não correspondido, ou as coisas simplesmente não deram certo…Seja o que tenha sido, é normal sentir saudade e pensar no “e se…”. Sentimento emudecido Que silêncio é esse que grita em ti?Um vazio que ecoa, um som sem fim, um sentimento que não quer partir e a consome, a faz questionar o porquê do existir… É o silêncio das...
Continuar lendo
Data:01/01/2026 06:45

Poesia aos dias atuais

Chuva Lágrimas que caem de um imenso olho azul que, momentaneamente, escurece ao derramar seu pranto sobre o corpo da terra.
Continuar lendo
Data:23/12/2025 21:44

Três poemas ao querer

1. Um cão lestiano e eu Quisera eu ter a liberdade de um cão vadio etranseunte pelas vias públicas,tal qual realidade desapercebidae, dela, somente avistando-se a própria solidão...Mas, tão unicamente entre muitos,sou iminência canina à multidãoque sofre a dor da ferida que causo sem mordere se nega sob o silêncio de um latido,emudecido por minha impossibilidade de ladrá-lo. 2. Valor patrimonial lestiano A pólis deve estar para a história,assim como o esqueletoarma-se para a...
Continuar lendo
Data:16/12/2025 11:56

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2026 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: