PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Caxias: Princesa do Sertão Maranhense


Caxias, Princesa do Sertão Maranhense, única cidade do Brasil eternizada nos dois principais símbolos do país: a Bandeira e o Hino Nacional Brasileiro.

Caxias, eternizada em dois dos principais símbolos nacionais: o Hino Nacional Brasileiro; com os versos do poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias em homenagem a sua terra - “Nossos bosques têm mais vida/ nossa vida mais amores”, e, ainda, A Bandeira Brasileira foi idealizada pelo caxiense, Raimundo Teixeira Mendes, também autor da insígnia “Ordem e Progresso”, que vem da Igreja Positivista brasileira e tem raízes em movimentos franceses. A insígnia foi extraída do Lema escrito pelo filósofo caxiense; “O povo brasileiro assim como os povos ocidentais acha-se vivamente solicitados por duas necessidades, ambas imperiosas e que se resumem em duas palavras: Ordem e Progresso”.

 A cidade e seu povo possuem uma rica diversidade cultural; destacando-se a literatura, com diversos aparelhos literários e culturais, dentre os quais: ACL, IHGC, ASLEAMA, MEMBALAI, e, também, o acervo arquitetônico com igrejas dos séculos XVIII e XIX, e, ainda, monumentos marcantes de sua imperiosa história; como a resistência à Independência, bem como; as manifestações espontâneas da cultura popular e as riquezas naturais que, na Princesa do Sertão Maranhense, são fontes saudáveis e aprazíveis de bem-estar, lazer, beleza e encanto. Visitar Caxias e passear pelos logradouros e vias públicas de Caxias é vivenciar cenários históricos do nosso Brasil.


Colunas anteriores

Caxias: Princesa do Sertão Maranhense

Caxias, Princesa do Sertão Maranhense, única cidade do Brasil eternizada nos dois principais símbolos do país: a Bandeira e o Hino Nacional Brasileiro. Caxias, eternizada em dois dos principais símbolos nacionais: o Hino Nacional Brasileiro; com os versos do poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias em homenagem a sua terra - “Nossos bosques têm mais vida/ nossa vida mais amores”, e, ainda, A...
Continuar lendo
Data:07/10/2019 15:32

Analfabetismo poético-editorial

Há em outros e há em mim Poemas para o mundo ruim Condenados  ao desconhecimento profundo Escondidos Esquecidos Sem algum encanto Ganharam na gaveta do móvel  só o canto Profundo Imundo Quais enterrados à sepultura Pois lhes fora negada a leitura! 
Continuar lendo
Data:30/09/2019 10:10

Sharlene Serra será homenageada na III FLICT em Caxias

Sharlene Serra Será iniciada, nesta quinta-feira (26), aqui, em Caxias, a III Feira do Livro, Cultura e Turismo, numa promoção do Governo Municipal, através de sua Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Nesta terceira edição do evento, a homenagem será concedida a autora maranhense de renome nacional e internacionalmente, Sharlene Serra. Graduada em Desenho Industrial pela universidade Federal do Maranhão,...
Continuar lendo
Data:23/09/2019 11:02

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: