A cidade de Caxias há muitos anos tem características de um grande centro educacional desde a educação básica do pré-escolar e ensinos fundamental, medio e superior. Consequentemente, com esse caracteres tem dado ao pais grandes nomes de vultos nacionais que eternizaram o povo caxiense em dois símbolos nacionais... Para o orgulho de todos caxienses, a cidade de Caxias está eternizada pelos seus filhos: o poeta, Antônio Gonçalves Dias, e o filósofo, Raimundo Teixeira Mendes, em dois dos principais símbolos nacionais: o Hino Nacional Brasileiro e a Bandeira Nacional Brasileira, respectivamente.
No Hino Nacional Brasileiro, há em uma das suas estrofes dois versos do poeta Gonçalves Dias:
(nossos bosques têm mais vida, nossa vida "em teu seio" mais amores.)
Na Bandeira Nacional Brasileira, há a insígnia no centro extraída do Lema Positivista escrito pelo seu idealizador e filósofo caxiense *Teixeira Mendes: ("O povo brasileiro assim como a maioria dos povos ocidentais acha-se, urgentemente, solicitado por duas necessidades, ambas imperiosas e que se resumem em duas palavras: “Ordem e Progresso”.
Em razão dessa cívica característica caxiense; duas caxienses, que amavam muitíssimo a cidade: Nazinha Almeida Pereira e Luzinete Almeida Pereira, e que se formaram na antiga Escola Normal Pedagógica e, ainda, foram umas das primeiras professoras formadas a nível superior na antiga Faculdade de Caxias para Formação de Professores Pedagogos; um organismo de ensino superior da antiga Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESMA).
As professoras Nazinha e Luzinete, durante muitos anos, foram professoras e diretoras do magistério nas unidades escolares da rede estadual de ensino até se aposentarem nos primeiros anos da década de setenta do século passado e, após à aposentadoria, fundaram a Escolinha São Luis; uma unidade escolar particular com caráter e Infantil Pré-escolar, localizada nas proximidades do antigo Largo da Igreja de São Benedito, hoje, Praça Vespasiano Ramos, e, desde então, ensinaram a alfabetização para milhares de caxienses que - em sua grande maioria - se tornaram profissionais liberais com nível superior: professores, advogados, médicos, enfermeiros, engenheiros e etc... Na realidade, a Escolinha São Luis, até os dias atuais, é uma unidade escolar infantil neófita para a formação educacional e instrutiva para a formação de uma importante gama da cidadania caxiense e, sobretudo, dá continuidade e sustentação à característica cívico cidadã à cidade de Caxias; a Princesa do Sertão Maranhense.
PUBLICIDADE