Caxias-MA 04/04/2025 01:32

PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Escola de Música Josino Frazão


A Escola Municipal de Música “Josino Frazão”,  organismo cultural da Administração Pública Municipal, na área da Cultura, criado na década de 70, pelo então prefeito, Tem. Aluízio de Abreu Lobo. Inicialmente, teve localização, na Travessa Alfredo Beleza, s/n, centro, e, posteriormente, em uma das dependências do Centro de Cultura Acadêmico José Sarney. 

A Escola de Música Josino Frazão oferece cursos com iniciação musical de musicalidade infantil, flauta doce, instrumentos de sopro, teclado prático, violão prático, acordeon prático regional, bateria e fanfarra. Atende com um corpo docente de mais de duas dezenas professores e um corpo discente preenchido  entre funcionários e alunos. Mantém uma Banda de Música “A Lira Municipal”, criada, também, no mesmo período de criação da Escola e executa tocatas em eventos oficiais do Governo Municipal, nas atividades educativas e culturais da cidade. 

Nos anos que se seguem, esse aparelho instrutivo da linguagem artística da música, mantém um bem humano-cultural na  musica instrumental por nome, Jaime de Jesus Sousa, e tem sido durante tempos e tempos a fiel retratação de instrução musical na Banda de Música Lira Municipal; propondo sempre a oferta de cursos abrangendo as áreas de música popular, percussão e música contemporânea. Em consequência, surgiram inúmeros grupos musicais desenvolvendo trabalhos tanto no campo da música erudita como também no campo da instrumentalização popular.

Há alguns anos, por determinação do governo municipal, a Secretaria Municipal de Cultura formulou junto ao MINC um projeto para reestruturação do espaço físico, mobiliário, instrumental e de toda a sua grade curricular, objetivando a formação profissional de músicos caxienses. 

A Escola Municipal de Música Josino Frazão é a única instituição educativa musical do interior do Maranhão que vem contribuindo, veementemente, na formação musical de instrumentistas demandados pelo mercado de trabalho local, regional e nacional, ofertando cursos técnicos e cursos básicos de qualificação profissional em modalidades instrumentais e vocais (eruditas e populares).


Comentários


Colunas anteriores

Poemas à própria confissão

Só existir Desperto todos os dias já acordados em manhãs sem luz dentro e fora de mim...o vazio afótico do quarto me expulsa da ambiência sentida e amputada de ti...mendigando à saudade sigo morrendo na ausência testemunha sem nós...! Despistar!     Solitário, almejo ser um enganador a fim de insistir, persistir e nunca desistir do desejo de enganar a dor...! Safra à alma!  ...sou semente...
Continuar lendo
Data:01/04/2025 15:01

À poesia

Que linda alma tem o teu rosto / e eu a vejo na página dos teus olhos / a mirar e desejar versos numa folha em branco de papel exposto / à vista deles em ti e a mim...! De vós para mim... ...quem me amar guardar-me-á na alma,...quem me gostarguardar-me-á na lembrança,...quem me odiarguardar-me-á no instinto...!... meu tempo eterno está nos poemas que vive e escrevi sob às cenas protagonistas do meu espetáculo humano.... e...
Continuar lendo
Data:25/03/2025 21:50

Poemas introspectivos

Pedaços de um eu algum   Há no meu eu o pulsar de um desejoe no qual há, ainda, o quê, agora, almejo;que o fim do somatório da minha dornão interrompa os gritos do clamor; face a um pedaço ser bem emudecido em mim,e o meu outro resto é ouvido, mas ruim... A sinfonia que me invade desde o nadaé bem-vinda, ainda que quase desafinada;e eu a quero para sempre almejadaainda que pouco executada;face a um pedaço...
Continuar lendo
Data:18/03/2025 09:49

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: