Caxias-MA 21/08/2025 17:00

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Marasmo político


Em ritmo de compasso lento, a política de Caxias nos últimos dias. Por conta de um surto de covid misturado com gripe que atingiu muitos servidores e parlamentares, a Câmara de Vereadores de Caxias mantém-se de portas fechadas, praticamente reduzindo a zero toda a atividade na área. Aguarda-se, no entanto, que os trabalhos legislativos sejam retomados o mais rápido possível, porque não há dúvida de que a Casa é mesmo a ressonância da cidade, e se fica inativa, mesmo por uma precaução que é justa, deixa o caxiense sem rumo, pois ele fica sem saber como estão os humores que circulam nos bastidores de nossa política, sobretudo em época de início de ano eleitoral.

Não foi surpresa o posicionamento da deputada estadual Cleide Coutinho (PDT) apoiando a candidatura do governador Flávio Dino (PSB) para as próximas eleições do Senado Federal, muito menos sua escolha pela indicação do vice-governador Carlos Brandão (PSDB) à sucessão estadual nas eleições de outubro vindouro. Avalista da carreira política de Dino, juntamente com seu saudoso esposo, Humberto Coutinho, a deputada manteve o mesmo julgamento que fez da candidatura de FD, e tem apoiado todas as decisões do pupilo desde que ele começou a se firmar na política maranhense como deputado federal por Caxias e nos dois mandatos de governo que ele interromperá em 31 de março, para seguir trilhando a vida política.

Talvez o fato de não querer mais participar ativamente da política, como um dos seus quadros, tenha ajudado na decisão de doutora Cleide, que já anunciou que o seu mandato, se seus eleitores concordarem, continuará através da voz da ex-vereadora Cláudia Coutinho, esposa do prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, que está assumindo o controle político do clã.

O alcaide de Matões, porém, pode até apoiar o atual governador, mas dá a impressão de que irá com o senador Weverton Rocha (PDT), numa clara demonstração de que tem planos para continuar preservando o confronto da família com o grupo político que domina Caxias na atualidade, que apoia Flávio Dino, mas é apoiador de primeira hora do nome de Carlos Brandão para governador do Estado, até porque conseguiu estabelecer um clima de parceria e amizade que é muito salutar para a vida do município nos próximos meses e, quiçá, nos anos seguintes, caso a eleição seja vencida por Brandão.

Enquanto isso, o prefeito Fábio Gentil (Republicanos), que reativou seu cronograma de obras no município e anunciou para ainda neste semestre entregar o Shopping do Cidadão de Caxias, ação para reduzir o problema do comércio informal no perímetro central da Princesa do Sertão, peregrina pela cidade e zona rural de braços dados com a filha, Amanda Gentil, pré-candidata a deputada federal, e com a deputada Daniella (DEM), que quer reeleger para a assembleia estadual.

FG vê na jovem filha condição inata para levar adiante o nome da família na seara política, enquanto apoia a deputada Daniella porque a parlamentar tem contribuído muito para os investimentos públicos que estão em andamento em Caxias e em virtude de ser uma voz bastante destacada, com experiência e prestígio, tanto no Palácio Manoel Beckman, sede da ALEMA, como no Palácio dos Leões.

Nesse momento de marasmo político na cidade, o deputado estadual Adelmo Soares (PSB), o pré-candidato a deputado estadual Catulé Júnior (PSB), nomes com maior densidade eleitoral e também apoiadores de Flávio Dino e Carlos Brandão, mantém as esperanças de eleição através de podcasts nas redes sociais, onde procuram mostrar suas atuações e ganhar a confiança do eleitorado. Catulé Júnior, inclusive, justifica-se com a sua excelente participação à frente da Secretaria de Estado de Turismo do Maranhão, nos últimos anos, sendo responsável direto, dentre outras, pela obra de construção da nova avenida Beira Rio de Caxias, em andamento.

A posição do vice-prefeito Paulo Marinho Júnior (PL) na próxima disputa, no entanto, ainda é uma incógnita, pois não se sabe se concorrerá mesmo a uma vaga na Câmara Federal. Até agora, boatos afirmam que ele deve apoiar a candidatura do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) para o governo do Estado, em clara discordância com os demais atores da política caxiense.

No mais, época estranha esta que estamos vivenciando em Caxias, por causa dessa malfadada pandemia que continua abarrotando os hospitais e preocupando as autoridades de um modo em geral. Em outros tempos, o destaque do momento seria o carnaval. Mas este, bloqueado pelas restrições sanitárias, só pode ser lembrando agora quando algum locutor saudoso coloca marchinhas vibrantes na rede sonora que se espalha pelo centro e alguns bairros caxienses.


Comentários


Colunas anteriores

O poste e o encosto

Observadores atentos sempre guardam desconfiança em relação ao trabalho parlamentar da Câmara de Vereadores de Caxias (CMC). E a explicação fica por conta da falta de regularidade dos trabalhos semanais, isso porque hoje está difícil registrar-se duas sessões seguidas, conforme preconizado pelo regimento interno da casa. Por qualquer razão, seja por causa de uma inauguração qualquer da gestão municipal, ou simplesmente por alguma querela política, coisa que é do meio, e logo as...
Continuar lendo
Data:18/08/2025 15:41

Agosto e seus augúrios

Para pessoas supersticiosas, o mês de agosto é sempre um período de presságios negativos. Não o foi para os brasileiros daqui que lutaram pela independência há 202 anos, libertando a cidade do jugo português, razão de grandes comemorações todos os anos, ao ponto da data de 1º de agosto ser erroneamente confundida como o aniversário de Caxias. Foi um período pesaroso também para a família do presidente Getúlio Vargas, quando este cometeu suicídio a 24 de agosto, uma triste...
Continuar lendo
Data:11/08/2025 16:39

A independência em dois momentos

No último dia 1º de agosto os caxienses comemoraram mais um aniversário da adesão de Caxias à independência do Brasil, evento marcado por grande festa pública no Parque da Cidade, que começou na noite de 31 de julho e varou a madrugada, cheio de atrações com artistas renomados nacionalmente. Paralelamente, espalhados pela cidade, peças institucionais de propaganda ligaram figuras políticas locais à efeméride, algumas para marcar acertada presença de representação da cidade,...
Continuar lendo
Data:04/08/2025 10:55

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: