Em clima de espírito natalino e com olhos voltados para 2022, o caxiense vai deixando 2021 menos atemorizado com a pandemia covid-19, doença que enlutou mais de 400 famílias no município, mas finalmente mais sob controle, após a vacinação em massa realizada pela prefeitura.
O trabalho ainda está em andamento com a imunização de reforço aos que tomaram a segunda dose (acima de 60 anos), e desde o último dia 17 dezembro os jovens com mais de 18 anos, que estão em seu direito de tomar a segunda dose.
Contudo, ao atingir o marco de 70% da população vacinada, Caxias vai aos poucos retomando o ritmo de antigamente, participando mais ativamente, por exemplo, do seu Natal Iluminado, mesmo que as pessoas ainda estejam sendo estimuladas a usar máscara e a não abrir mão do álcool em gel em locais fechados.
O mérito da proeza, claro, é dos próprios caxienses que atenderam à orientação das autoridades sanitárias e às normas dos 13 decretos que poder`o executivo estabeleceu no município, desde que decretou oficialmente Caxias em estado de calamidade pública em 20 de março de 2020. Não obstante, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, os vereadores, o prefeito municipal e seus assessores, e especialmente os profissionais da saúde que obstinadamente se doaram ao combate nos postos de vacinação, nas enfermarias e nas uti’s dos hospitais, merecem todo o agradecimento e admiração da comunidade.
Ainda não se sabe se o carnaval do próximo ano será totalmente aberto, porque há receio de a doença reaparecer novamente sob a forma de variantes mais novas do vírus. Mas os shows da virada do ano, a festa do reveillon, já se sabe que não serão realizados pelo poder público, determinado a não colaborar que aglomerações se formem e possam ser permissivas à disseminação do coronavírus ou da nova variante do vírus da gripe que começou a surgir na cidade.
Nos últimos dias, com suas noites iluminadas pela ornamentação especial que já é um sucesso no Maranhão, no Nordeste, e de amplo conhecimento em todo o país, os caxienses e os visitantes vivenciam momentos mágicos em vários pontos da cidade. Nesta quinta-feira, no início da noite, quem esteve na praça Gonçalves Dias, teve a satisfação de assistir, pela primeira vez, a uma Cantata de Natal, com um coro de vozes que a entoava a partir das janelas da extinta sede do Fórum Municipal.
Agora a pouco, nesta véspera de Natal, outro momento mágico e especial, sem dúvidas, foi a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina (PI), que brindou a plateia de expectadores com um concerto natalino no adro da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. E o sucesso foi tanto que músicos caxienses, como Nonato Cruz, já começaram a entabular conversa com o secretário de Cultura Leonardo Barata para a cidade ter também a sua orquestra sinfônica. “Realmente é um lado oposto, o popular e o erudito, mas quando se encontram fica lindo. Você vê toda a plateia popular assistindo o erudito”, observou Nonato Cruz.
Por outro lado, com os vereadores considerando que o ano de trabalho na Câmara Municipal foi muito produtivo, a despeito da pandemia que cerceou a realização de algumas sessões, a política caxiense já está colocando em funcionamento suas máquinas visando as eleições do próximo ano.
O grupo liderado pelo prefeito Fábio Gentil (Republicanos), durante confraternização de final do ano com servidores do município, fechou apoio à secretária de Governo Amanda Gentil, para disputar uma vaga na Câmara Federal, ao secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior, para a Assembleia Legislativa do Maranhão, e apresentou também dois nomes que julga importantes para o trabalho do município, que são o da deputada estadual Daniella Tema (DEM), parlamentar natural de Tuntum, e Comandante Schnneider (Republicanos), forte liderança com base eleitoral na cidade de Timon.
Embora não tenha colocado só pré-candidaturas com o umbigo enterrado em Caxias, o grupo do prefeito demonstra que a sua preocupação principal, no momento, é resgatar uma vaga na Câmara Federal para Caxias, perdida já a algum tempo, posição que é considerada estratégica e crucial para o município voltar novamente a contar com um quadro que advogue seus interesses de forma bem mais consistente.
Afinal de contas, o município precisa avançar mais em questões como saneamento básico, aterro sanitário e a dar prosseguimento à vitoriosa política de incremento ao turismo que está em curso na cidade. No mais, esperançoso de melhores dias para a cidade e nosso povo, desejo que todos os conterrâneos e conterrâneas desfrutem um Natal cheio de amizade e alegria, e que 2022 seja um ano mais pródigo de realizações para todos!!! Boas Festas!!!
PUBLICIDADE