Caxias-MA 21/08/2025 18:13

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Momento mágico


Em clima de espírito natalino e com olhos voltados para 2022, o caxiense vai deixando 2021 menos atemorizado com a pandemia covid-19, doença que enlutou mais de 400 famílias no município, mas finalmente mais sob controle, após a vacinação em massa realizada pela prefeitura. 

O trabalho ainda está em andamento com a imunização de reforço aos que tomaram a segunda dose (acima de 60 anos), e desde o último dia 17 dezembro os jovens com mais de 18 anos, que estão em seu direito de tomar a segunda dose. 

Contudo, ao atingir o marco de 70% da população vacinada, Caxias vai aos poucos retomando o ritmo de antigamente, participando mais ativamente, por exemplo, do seu Natal Iluminado, mesmo que as pessoas ainda estejam sendo estimuladas a usar máscara e a não abrir mão do álcool em gel em locais fechados. 

O mérito da proeza, claro, é dos próprios caxienses que atenderam à orientação das autoridades sanitárias e às normas dos 13 decretos que poder`o executivo estabeleceu no município, desde que decretou oficialmente Caxias em estado de calamidade pública em 20 de março de 2020. Não obstante, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, os vereadores, o prefeito municipal e seus assessores, e especialmente os profissionais da saúde que obstinadamente se doaram ao combate nos postos de vacinação, nas enfermarias e nas uti’s dos hospitais, merecem todo o agradecimento e admiração da comunidade.

Ainda não se sabe se o carnaval do próximo ano será totalmente aberto, porque há receio de a doença reaparecer novamente sob a forma de variantes mais novas do vírus. Mas os shows da virada do ano, a festa do reveillon, já se sabe que não serão realizados pelo poder público, determinado a não colaborar que aglomerações se formem e possam ser permissivas à disseminação do coronavírus ou da nova variante do vírus da gripe que começou a surgir na cidade.

Nos últimos dias, com suas noites iluminadas pela ornamentação especial que já é um sucesso no Maranhão, no Nordeste, e de amplo conhecimento em todo o país, os caxienses e os visitantes vivenciam momentos mágicos em vários pontos da cidade. Nesta quinta-feira, no início da noite, quem esteve na praça Gonçalves Dias, teve a satisfação de assistir, pela primeira vez, a uma Cantata de Natal, com um coro de vozes que a entoava a partir das janelas da extinta sede do Fórum Municipal.

Agora a pouco, nesta véspera de Natal, outro momento mágico e especial, sem dúvidas, foi a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina (PI), que brindou a plateia de expectadores com um concerto natalino no adro da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. E o sucesso foi tanto que músicos caxienses, como Nonato Cruz, já começaram a entabular conversa com o secretário de Cultura Leonardo Barata para a cidade ter também a sua orquestra sinfônica. “Realmente é um lado oposto, o popular e o erudito, mas quando se encontram fica lindo. Você vê toda a plateia popular assistindo o erudito”, observou Nonato Cruz.

Por outro lado, com os vereadores considerando que o ano de trabalho na Câmara Municipal foi muito produtivo, a despeito da pandemia que cerceou a realização de algumas sessões, a política caxiense já está colocando em funcionamento suas máquinas visando as eleições do próximo ano. 

O grupo liderado pelo prefeito Fábio Gentil (Republicanos), durante confraternização de final do ano com servidores do município, fechou apoio à secretária de Governo Amanda Gentil, para disputar uma vaga na Câmara Federal, ao secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior, para a Assembleia Legislativa do Maranhão, e apresentou também dois nomes que julga importantes para o trabalho do município, que são o da deputada estadual Daniella Tema (DEM), parlamentar natural de Tuntum, e Comandante Schnneider (Republicanos), forte liderança com base eleitoral na cidade de Timon.

Embora não tenha colocado só pré-candidaturas com o umbigo enterrado em Caxias, o grupo do prefeito demonstra que a sua preocupação principal, no momento, é resgatar uma vaga na Câmara Federal para Caxias, perdida já a algum tempo, posição que é considerada estratégica e crucial para o município voltar novamente a contar com um quadro que advogue seus interesses de forma bem mais consistente. 

Afinal de contas, o município precisa avançar mais em questões como saneamento básico, aterro sanitário e a dar prosseguimento à vitoriosa política de incremento ao turismo que está em curso na cidade. No mais, esperançoso de melhores dias para a cidade e nosso povo, desejo que todos os conterrâneos e conterrâneas desfrutem um Natal cheio de amizade e alegria, e que 2022 seja um ano mais pródigo de realizações para todos!!! Boas Festas!!!


Comentários


Colunas anteriores

O poste e o encosto

Observadores atentos sempre guardam desconfiança em relação ao trabalho parlamentar da Câmara de Vereadores de Caxias (CMC). E a explicação fica por conta da falta de regularidade dos trabalhos semanais, isso porque hoje está difícil registrar-se duas sessões seguidas, conforme preconizado pelo regimento interno da casa. Por qualquer razão, seja por causa de uma inauguração qualquer da gestão municipal, ou simplesmente por alguma querela política, coisa que é do meio, e logo as...
Continuar lendo
Data:18/08/2025 15:41

Agosto e seus augúrios

Para pessoas supersticiosas, o mês de agosto é sempre um período de presságios negativos. Não o foi para os brasileiros daqui que lutaram pela independência há 202 anos, libertando a cidade do jugo português, razão de grandes comemorações todos os anos, ao ponto da data de 1º de agosto ser erroneamente confundida como o aniversário de Caxias. Foi um período pesaroso também para a família do presidente Getúlio Vargas, quando este cometeu suicídio a 24 de agosto, uma triste...
Continuar lendo
Data:11/08/2025 16:39

A independência em dois momentos

No último dia 1º de agosto os caxienses comemoraram mais um aniversário da adesão de Caxias à independência do Brasil, evento marcado por grande festa pública no Parque da Cidade, que começou na noite de 31 de julho e varou a madrugada, cheio de atrações com artistas renomados nacionalmente. Paralelamente, espalhados pela cidade, peças institucionais de propaganda ligaram figuras políticas locais à efeméride, algumas para marcar acertada presença de representação da cidade,...
Continuar lendo
Data:04/08/2025 10:55

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: