Caxias-MA 18/04/2025 00:12

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Governador fortalece aliados na região


Com os olhos focados no horizonte político de 2026, quando haverá eleição para a sucessão estadual, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Assembleia Legislativa, o governador Carlos Brandão (PSB) vai cuidando de acomodar da melhor forma a sua base eleitoral, e o faz distribuindo nomeações para o primeiro e o segundo escalão do governo, cooptando agentes políticos de todos os matizes, pelo menos aqui para os lados do leste do Maranhão.

Caxias, evidentemente, participa com incógnitas dentro da equação que vai sendo gestada pelo governante. O ex-prefeito Fábio Gentil (PP), que nos últimos dias vinha se queixando de falta de trabalho e ocupava o tempo vistoriando obras infraestruturais na cidade, deverá assumir, a convite de Brandão, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, pasta das mais importantes da gestão estadual, o que é ótimo para nossa Princesa do Sertão. FG terá a oportunidade de fortalecer seu nome no espectro estadual, para além do que já é conhecido e, realizando um bom trabalho, solidificar melhor suas bases eleitorais para novos lances na política maranhense do momento.

É bem verdade que Cabeludo integra o seleto grupo da amizade pessoal do governador, mas ocorre que Brandão, em relação a Caxias, não distinguiu apenas o aliado nas eventuais mudanças que vem fazendo na sua gestão. Informação forte garante que a ex-vereadora Thaís Coutinho, esposa do vereador Daniel Barros/Fiscal do Povo (PRD), passará a dar as ordens no Hospital Regional Everaldo Ferreira Aragão, por indicação da deputada Cláudia Coutinho (PDT), mulher do ex-prefeito de Matões, Ferdinando Araújo Coutinho.

Se confirmada a notícia, o crédito vai para o ex-prefeito de Matões, pai da ex-vereadora, aparando arestas e pontas soltas surgidas no contexto dos últimos acertos políticos firmados entre ele e Fábio Gentil, muitos dos quais estavam estremecidos por quebra de compromisso da parte gentiliana. 
Noutro gesto de sensibilidade a seus aliados, o governador também aprovou a indicação de Gabriel Tenório, candidato derrotado à Prefeitura de Matõesno último pleito, que já ocupou o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Articulação Política do Maranhão, ao comando da Agência Executiva Metropolitana da Região Leste (AGEMLESTE), entidade que tem por missão planejar e executar obras estratégicas para o desenvolvimento da região Leste Maranhense. Satisfeito com essa indicação, o deputado caxiense Catulé Júnior (PP) não se fez de rogado e parabenizou efusivamente a determinação do governador, por entender que “Gabriel é sinônimo de comprometimento e juntos faremos ainda mais pela Região Leste”, conforme declarou.

Ainda não é dado saber a extensão total das mudanças que certamente acontecerão aqui no leste do estado. Mas já se sabe que a Ciretran foi prometida à Secretária Adjunta de Articulação Política, Lycia Waquim, que também mantém amizade estreita com o governador; e está pendente também a direção do Hospital Regional de Ortopedia e Traumatologia.

Feito um balanço geral das ações do governador Brandão, as más línguas espalham que tais mudanças culminarão por isolar Fábio Gentil e redistribuir posições que eram do seu cercado político, talvez enfraquecendo suas influências. Contudo, só o tempo confirmará, ou não, o alcance de tais ilações. Para muitos, o governador estaria oferecendo coisas a FG com uma mão e tirando com a outra, mas garantindo, preponderantemente, amizades políticas de todas as vertentes, situação que fortaleceria mais as suas futuras pretensões.

Enquanto isso, na Câmara Municipal de Caxias (CMC), a vereança, com raras exceções, segue parabenizando incondicionalmente as ações que estão sendo realizadas pela gestão do prefeito Gentil Neto, ainda que muitas não passem de discussões, planejamentos e cursos para manter a assessoria trabalhando rotineiramente, enfim, justificar contratações prometidas no calor da última campanha eleitoral.

Nesse domingo, porém, mesmo sem a realização de mais uma audiência pública para discussão da segurança pública no município na CMC, que está caótica e deixando a população atemorizada, um helicóptero do governo estadual sobrevoou bairros caxienses. Afinal de contas, casos e mais casos de violência se sucedem diária e rotineiramente em Caxias. Não foi por acaso que na terça-feira, 1º, o deputado Catulé Júnior usou a tribuna da ALEMA para reforçar a importância do aumento do contingente policial no município, visando ao fortalecimento das ações de combate ao crime organizado que, ousadamente, vai instalando facções na cidade. “Só pararei, só cessarei esse assunto que é urgente, aqui nesta tribuna, quando isso for resolvido”, frisou o deputado.

Em sua fala, o parlamentar tem toda razão. Agora, à moda de crimes que são praticados em grandes cidades brasileiras,em Caxiasmeliantes chegam até a abordar trabalhadores em pleno exercício de suas atividades, como foi o caso vivenciado nesta semana por um entregador de gás, acossado quando circulava para atender a clientela da empresa para a qual trabalha. A prevalecer o atual regime de falta de apoio aos efetivos de segurança, em muito pouco tempo assistiremos a bandidagem controlar a bel-prazer as muitas comunidades organizadas do município, reeditando terrores importados das favelas do Rio de Janeiro ou de São Paulo, onde ações do gênero entraram para a normalidade.


Comentários


Colunas anteriores

Promessas para Caxias

Normalmente defendo pontos de vista otimistas, por acreditar que pensar de forma negativa sempre nos leva a acabar mal. Contudo, nos dias de hoje é sempre bom abrir os ouvidos para o que pensa a opinião pública, que já não se mantém calada e brada em timbre alto por meio das redes sociais. Então, se para coisas pessoais e até em grupos organizados o processo funciona dessa forma, imagina-se a repercussão nos meios da...
Continuar lendo
Data:14/04/2025 16:32

Governador fortalece aliados na região

Com os olhos focados no horizonte político de 2026, quando haverá eleição para a sucessão estadual, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Assembleia Legislativa, o governador Carlos Brandão (PSB) vai cuidando de acomodar da melhor forma a sua base eleitoral, e o faz distribuindo nomeações para o primeiro e o segundo escalão do governo, cooptando agentes políticos de todos os matizes, pelo menos aqui para os lados do...
Continuar lendo
Data:07/04/2025 10:01

O dilema do transporte coletivo em Caxias

Nesta segunda-feira, 31, ônibus coletivos voltam a circular pelas ruas da vizinha Timon. A atual gestão do município decidiu intervir prontamente para solucionar a grave demanda que afetava a população timonense, desde que administrações anteriores decidiram romper com o transporte público coletivo no município e, principalmente, para Teresina, capital do Piauí, criando um transtorno de grandes proporções para os...
Continuar lendo
Data:31/03/2025 19:55

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: