Caxias-MA 22/10/2024 00:30

PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Segurança em alerta


A refrega eleitoral passou, o candidato da prefeitura venceu mesmo por pequenina margem de votos, demonstração clara de que a população não está satisfeita com o modelo de gestão, e os problemas de Caxias continuam a fazer parte do noticiário cotidiano. Na semana que terminou neste 20 de outubro, a triste notícia de que cerca de nove pessoas perderam a vida em momentos de violência. Num só dia, por exemplo, três morreram assassinadas em ocorrências ligadas à guerra das facções criminosas que se instalaram em Caxias. Quem anda pelo município não visualiza facilmente os integrantes de tais gangues, mas em todo lugar, sobretudo nos muros dos quintais, nas paredes de residências, é fácil conferir as siglas identificadoras dessas organizações ilícitas. E a ideia é a de que está tudo dominado por essas organizações aqui na Princesa do Sertão Maranhense.

Em resposta a essa conjuntura perigosa, o efetivo policial da cidade, polícia militar e polícia civil, começou a arregimentar forças para tentar confrontar essa perigosa realidade que afronta e atemoriza a cidadania caxiense. Neste final de semana, grande mobilização e circulação de veículos policiais demonstrou que as autoridades policiais estão mesmo a fim de conter as atuações de malfeitores da lei no município. Por isso, que ninguém se assuste com as blitzen policiais que deverão ocorrer mais assiduamente nas vias caxienses. E quem anda dentro da lei, óbvio, não sofrerá nada por ocasião das abordagens policiais que tudo indica irão fazer agora parte da rotina diária dos agentes destacados para o serviço. Se vier para ficar mesmo, decerto que a população se sentirá mais aliviada com a situação.

Em paralelo às ações policiais, notícias dão conta que a prefeitura se prepara para fazer uma grande reforma na sinalização de trânsito de Caxias. Há informação de que até um contrato no valor de 500 mil reais já teria sido assinado com determinada empresa especializada. A se confirmarem essas informações, a gestão do prefeito Fábio Gentil terá feito alguma coisa para melhorar o trânsito na cidade, que está entregue a uma leniência criminosa há muitos anos, haja vista a desobediência às leis de trânsito com que os condutores de veículos, a maioria, especialmente motociclistas que são cerca de 38 mil registrados, desfilam nas vias caxienses. Mas não é só sinalizar, é preciso também dispor as ações dos agentes de trânsito nas artérias da cidade.

De acordo com os redatores da prefeitura, o gestor continua a asfaltar ruas pelos bairros. A quantidade, no entanto, é muito pequena, se considerado o número de ruas que continuam carecendo de reformas em muitos locais da cidade, isso sem falar que duas das três principais avenidas de acesso ao perímetro central, por meio da Br-316, se encontram em modo deplorável. Ou seja: tanto a avenida Pirajá quanto a avenida Central (acesso pelo bairro Mutirão) deixam os condutores irritados com o estado atual do piso asfáltico das duas artérias, o que é péssimo para os brios de uma comunidade com tradição histórica, literária e turística. E se os que são da terra pensam assim, imagine o que dirão os eventuais visitantes que vêm conhecer Caxias!

No mais, dizer que mesmo com a proclamação do resultado das últimas eleições, das quais foi vencedora a coligação do candidato Gentil Neto (PP) sobre a coligação do candidato Paulo Marinho Júnior (PL) por apenas 565 votos, muita gente segue acreditando que houve ações ilícitas para beneficiar o vencedor. Reforça a tese dos reclamadores uma matéria veiculada hoje pelo programa Fantástico, da Rede Globo, na qual vídeos expuseram descaradas compras de voto por partidários do candidato que venceu a eleição em Nova Olinda do Maranhão por somente dois votos. Quer dizer: se aconteceu algo do gênero aqui em Caxias, então, que sejam oferecidas provas à justiça eleitoral. Pois, em caso contrário, é melhor aguardar o próximo pleito.


Comentários


Colunas anteriores

Segurança em alerta

A refrega eleitoral passou, o candidato da prefeitura venceu mesmo por pequenina margem de votos, demonstração clara de que a população não está satisfeita com o modelo de gestão, e os problemas de Caxias continuam a fazer parte do noticiário cotidiano. Na semana que terminou neste 20 de outubro, a triste notícia de que cerca de nove pessoas perderam a vida em momentos de violência. Num só dia, por exemplo, três...
Continuar lendo
Data:21/10/2024 15:16

Na ressaca da última eleição

Ao longo da semana que passou, ficou evidente que o período foi de flagrante ressaca eleitoral. Ressaca eleitoral da parte de quem perdeu a eleição, inconformismo por perder a gestão da prefeitura de Caxias a partir de 2025 por apenas 565 votos de diferença; ressaca eleitoral da parte do grupo vencedor, a coligação Gentil/Coutinho, acossada ainda pelo estresse do temor de por muito pouco ter que deixar o governo para os partidários dos...
Continuar lendo
Data:14/10/2024 15:21

Eleição apertada mantém gentilistas no poder

Nesse domingo (6) acabou a especulação eleitoral em Caxias. Com o resultado das urnas divulgado nas primeiras horas da noite pelo TSE, o candidato Gentil Neto (PP) ganhou a eleição de 2024 e será o novo prefeito do município a partir de janeiro de 2025. A vitória sobre o segundo colocado, Paulo Marinho Júnior (PL), não foi, contudo, de modo acachapante, posto que somente 565 votos separaram o primeiro do segundo, alcançando...
Continuar lendo
Data:07/10/2024 17:36

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: