O caos no trânsito da cidade de Caxias foi denunciado na sessão da Câmara Municipal do dia 12 de agosto, terça-feira, pelo vereador Catulé. O vídeo com trechos da denúncia foi exibido no Programa Conexão Tropical, que é transmitido pela Rádio Tropical FM.
As imagens de vários pontos da cidade foram mostradas no programa, que também é retransmitido pelo Instagram e pelo YouTube. O conteúdo causou indignação em milhares de internautas que tiveram acesso às cenas e que, diariamente, são submetidos à humilhação de enfrentar um trânsito desorganizado, com sinalização precária, ausência de agentes para orientar os motoristas e estacionamentos de carga e descarga sem controle. Além disso, muitas calçadas estão ocupadas por comerciantes ou tomadas pelo mato, obrigando pedestres a dividir espaço com veículos e colocando em risco a vida da população.
Dois dias após a exibição do programa com a denúncia (14/08), o secretário de Segurança de Caxias, Jurandy Braga, foi entrevistado no podcast Podpolitizar e revelou que o prefeito havia convocado uma reunião de emergência com ele e com o secretário municipal de Trânsito, Moisés Holanda, para reorganizar a fiscalização do trânsito em Caxias. Jurandy Braga é um dos oficiais mais respeitados da Polícia Militar do Maranhão e já comandou o 2º BPM em Caxias, onde realizou um trabalho de segurança pública reconhecido e elogiado pela população caxiense.
Durante a entrevista, o secretário Jurandy Braga anunciou que serão retomadas as blitz em Caxias, mas não mencionou os pontos denunciados na Câmara Municipal e exibidos no Programa Conexão Tropical. Ele destacou como prioridade, neste momento, a retomada das blitz e a cobrança do uso de capacete. A postura da administração municipal evidencia que, por enquanto, não há sintonia com as denúncias e reclamações da população, já que não foi anunciada nenhuma medida imediata para fiscalizar o uso das calçadas, o estacionamento irregular de veículos de carga a qualquer hora, a melhoria das placas e sinalizações — incluindo semáforos e faixas de pedestres — e a recuperação das calçadas.
Nosso programa seguirá acompanhando o cumprimento da determinação do prefeito pelas secretarias de Segurança e de Trânsito de Caxias, mantendo-se aberta a informações complementares desses órgãos, com detalhes sobre as estratégias e ações a serem implementadas a partir da denúncia feita na Câmara Municipal.
A entrevista do secretário de Segurança, revelando a reunião logo após a denúncia e a exibição da situação do trânsito, demonstra a importância do trabalho do vereador na fiscalização dos atos do executivo e também do papel da mídia, que, por meio de um jornalismo sério e comprometido, mostra a realidade e presta um serviço de utilidade pública.
PUBLICIDADE