A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), organiza em parceria com as OAB Caxias e Bacabal, mais uma audiência pública intitulada “O acesso à Justiça e Valorização da Advocacia”. As atividades acontecem às 14h do dia 24/09 na sede da Subseção Caxias e às 9h do dia 25/09 na Subseção Bacabal. Serão as 6ª e 7ª audiências públicas com o objetivo de ouvir demandas, identificar desafios e propor soluções conjuntas para o fortalecimento da prestação jurisdicional no estado.
“A audiência pública reúne a advocacia, representantes do Sistema de Justiça e a sociedade civil em um espaço plural de diálogo. O encontro busca ouvir diferentes vozes, identificar demandas e construir coletivamente soluções que fortaleçam a cidadania, a garantia de direitos e o acesso à justiça”, disse o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.
As audiências serão realizadas em diferentes municípios maranhenses, começando por Caxias e depois Bacabal. O formato tem como proposta garantir um espaço democrático de escuta e construção coletiva, em que advogados, magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, gestores municipais, lideranças comunitárias e representantes de entidades da sociedade civil poderão expor suas experiências e sugestões.


Para o presidente da OAB Caxias, Elmary Machado Torres Neto, “a iniciativa reforça o compromisso da instituição em aproximar a advocacia da realidade vivida pela população, valorizando a participação social e estimulando a transparência nas relações com o Sistema de Justiça”, disse.
O presidente da OAB Bacabal, Gilberto Sousa Lacerda, reafirmou que “as audiências públicas também vão subsidiar propostas que serão apresentadas ao Tribunal de Justiça e demais órgãos, no sentido de aprimorar a estrutura judiciária e garantir maior celeridade e efetividade nos processos”.
A OAB Maranhão já realizou audiências públicas em São Luís, Imperatriz, Açailândia e outras duas direcionadas para o Direito Previdenciário e o combate à violência contra a Mulher. Todas com resultados e impactos positivos para a classe. “o fortalecimento do Sistema de Justiça passa necessariamente pela escuta atenta às necessidades da advocacia e da sociedade. Com as audiências públicas, estamos criando um canal direto de participação e colaboração para que possamos avançar em soluções concretas”, finalizou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE