Caxias-MA 05/02/2026 12:32

PUBLICIDADE

Justiça

Justiça Federal determina que Incra realize a regularização fundiária de comunidade quilombola no MA

Ação Civil Pública foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). Decisão determina que órgão regularize a situação da Comunidade Quilombola São Zacarias em até 18 meses.

A Justiça Federal determinou que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) finalize, em até 18 meses, o processo de regularização fundiária da Comunidade Quilombola São Zacarias, localizada entre os municípios de São João do Sóter e Caxias.

O pedido foi acolhido pela Justiça de forma parcial em uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF). A sentença rejeitou o pedido de reintegração de posse formulado por particulares sobre as terras ocupadas pela comunidade em outra ação.

No documento, a Justiça destacou que as comunidades quilombolas têm direito à propriedade definitiva das terras tradicionalmente ocupadas pela Constituição Federal e que cabe ao Estado fazer a titulação dos territórios. A ocupação da área pelos integrantes da comunidade tem natureza coletiva, tradicional e originária anterior à formação do Estado e, por isso, é necessária a garantia de regularização fundiária.

Segundo a Justiça, embora o Incra tenha reconhecido o interesse fundiário da comunidade, o processo administrativo tramita há quase 20 anos sem conclusão em descumprimento aos princípios da eficiência administrativa.

Por isso, além de finalizar o processo de regularização fundiária, o Incra a concluir o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) no prazo de 180 dias. Em caso de descumprimento injustificado, foi fixada multa diária de um mil reais, limitada a R$ 300 mil.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2026 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: