Caxias-MA 25/03/2025 22:14

PUBLICIDADE

Geral

Minicurso sobre manejo de pastagem reúne produtores e estudantes em Caxias

Evento promovido pelo PRODETER e Senar contou com a participação do IFMA e debateu estratégias para a recuperação de pastagens na região.

Por: Ascom/ IFMA | Data: 22/03/2025 13:45 - Atualizado em 22/03/2025 13:57
Compartilhar

Na manhã deste sábado (22), foi realizado em Caxias o minicurso sobre Recuperação e Manejo de Pastagem, ministrado pelo zootecnista Clésio Costa, mestre em Ciência Animal e doutor em Zootecnia. O evento aconteceu na Sala do Empreendedor, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa, e teve como objetivo capacitar produtores rurais e estudantes sobre práticas sustentáveis de manejo, visando o fortalecimento da bovinocultura de corte no território dos Cocais.

A ação fez parte do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), iniciativa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que busca incentivar o desenvolvimento econômico por meio da organização e fortalecimento de atividades produtivas na região. O programa conta com o apoio de diversas instituições, entre elas o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, a Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP-MA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED).

O IFMA esteve representado pelo servidor Luis Morais, do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI), que destacou a importância da parceria da instituição com os produtores rurais e programas como o PRODETER. "A presença do IFMA em eventos como este reforça nosso compromisso com a formação técnica de qualidade e com o desenvolvimento do setor agropecuário da região. Além de levar conhecimento, essa troca entre academia e produtores rurais fortalece as práticas produtivas e impulsiona o crescimento sustentável do campo", afirmou Luis.

O minicurso reuniu produtores rurais, além de estudantes e egressos do IFMA Campus Caxias, que tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o tema. A aluna Taciana Cardoso, do curso de Zootecnia, ressaltou a importância da atividade. "Dedicar a manhã de sábado para participar de um curso sobre recuperação e manejo de pastagem fez toda a diferença, especialmente pela forma didática como o professor conduziu. Ele demonstrou um profundo conhecimento sobre o estado, compreendendo a diversidade de solos e climas do Maranhão. Isso tornou o curso ainda mais proveitoso, rico em conhecimento e acessível tanto para nós, acadêmicos, quanto para os produtores rurais que estavam presentes na capacitação", frisou.

Para o representante do Banco do Nordeste, Jader Ribeiro, a iniciativa contribui diretamente para a melhoria da produção agropecuária na região. "Nosso objetivo com o PRODETER é proporcionar capacitações que impactem positivamente a produtividade dos produtores locais. O manejo correto das pastagens é um fator essencial para garantir a sustentabilidade da bovinocultura de corte e aumentar a rentabilidade do setor", destacou.

Clésio Costa também enfatizou a relevância da capacitação. "A recuperação e o manejo adequado das pastagens são fundamentais para a eficiência da produção pecuária. Eventos como este permitem a disseminação de práticas modernas e sustentáveis, beneficiando tanto os produtores quanto os estudantes que se preparam para atuar na área", afirmou.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: