Caxias-MA 11/03/2025 22:00

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Estudantes camaroneses vivenciam imersão acadêmica e cultural em Caxias

Desde sua chegada ao Brasil, intercambistas participam de diversas atividades.

Caxias se tornou um verdadeiro ponto de encontro entre Brasil e Camarões. Desde o dia 28 de fevereiro, a cidade maranhense passou a ser a nova casa de cinco estudantes camaroneses que desembarcaram para uma experiência de intercâmbio acadêmico e cultural no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias. Os intercambistas Ashley (Nopowo Mele Ashley Flora), Franck (Bnitcheu Oueladji Franck Rijkaard), Maeva (Mendjo Nkoagne Maeva Duamelle), Marius (Tchinda Pochi Marius Jurlin) e Parfait (Nouladem Parfait Brunel) fazem parte do Programa de Cooperação Internacional entre o IFMA e instituições de ensino camaronesas, fortalecendo os laços entre os dois países.

O grupo foi recebido com entusiasmo no Aeroporto de Teresina (PI) pelo diretor de Relações Internacionais do IFMA, professor Vilton Soares, pelo diretor-geral do Campus Caxias, Raimundo Filho, além de servidores do IFMA e representantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI). “Este intercâmbio é um marco na internacionalização do IFMA e no fortalecimento das relações entre Brasil e Camarões. Mais do que uma experiência acadêmica, é uma troca de culturas que beneficia não apenas os estudantes, mas toda a comunidade acadêmica e a cidade de Caxias”, destacou o professor Vilton Soares.

Durante todos esses dias, os intercambistas foram acompanhados por Luis Morais, chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI) do IFMA Campus Caxias, Beatriz Vieira, ex-aluna do IFMA e atual estudante de Letras/Inglês na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Ítalo Costa, estudante de Letras/Inglês na UEMA. “Uma das coisas mais bonitas dessa experiência é ver o quanto Caxias recebeu os intercambistas de forma carinhosa e respeitosa. Em todos os lugares por onde passamos, eles foram bem recebidos, com pessoas dispostas a conversar, a conhecer suas histórias e a ajudá-los na adaptação”, destacou Luis Morais.

Imersão cultural: Carnaval, turismo e acolhimento caxiense

Nos primeiros dias de intercâmbio, os estudantes tiveram uma imersão na cultura local. No sábado de Carnaval, acompanhados por servidores do IFMA, estudantes da UEMA e outros membros da comunidade, os camaroneses participaram da folia pela manhã na Praça Sebastião e, à tarde, no Complexo Turístico e Cultural da Balaiada, onde assistiram ao desfile e à competição de pets. No local, foram apresentados à secretária de Turismo de Caxias, Luciana Bezerra, à sua adjunta, Telvanise Morais, e ao secretário de Governo, Arthur Quirino, fortalecendo os laços com a cidade.

No segundo dia de Carnaval, no Parque da Cidade, foram recepcionados pela secretária adjunta de Direitos Humanos, Francyane Barradas, e tiveram a oportunidade de prestigiar as principais atrações musicais do evento. Já no penúltimo dia da festa, conheceram o tradicional Bloco das Bonecas e vivenciaram de perto uma das manifestações mais autênticas do Carnaval caxiense. “Foi uma recepção incrível! Onde quer que passássemos, éramos bem recebidos com carinho e respeito. As pessoas nos cumprimentavam, pediam fotos… Nos sentimos parte de Caxias”, comentou Parfait, um dos intercambistas.

A imersão cultural dos intercambistas foi além da festa. Eles também tiveram a oportunidade de vivenciar o cotidiano da cidade, realizando compras em lojas e supermercados, visitando pontos turísticos e participando de um mini-tour pelo centro de Caxias. De um lado, o fotógrafo David Sousa, que captura a cultura, a arte e os monumentos da cidade através de suas lentes. Do outro, os intercambistas camaroneses, descobrindo Caxias sob um novo olhar. E, entre eles, a conexão entre a fotografia e a realidade.

Na tarde do dia 5 (quarta-feira), os estudantes embarcaram nesse mini-tour acompanhados pelos servidores Luís Morais, Andrea Lima e Janaína Sheyla, além dos alunos da UEMA Bia e Dalete, ambas egressas do IFMA, e Ítalo. Guiados por David, eles não apenas conheceram monumentos e praças, mas também compreenderam a cidade sob a perspectiva da fotografia. O fotógrafo apresentou suas imagens, explicou os motivos por trás de cada enquadramento e contextualizou a história e a cultura que cada clique carrega. “Mais do que um passeio, foi uma experiência enriquecedora, mostrando que cada foto conta uma história – e cada olhar revela um novo detalhe!”, destacou David.

“A chegada desses estudantes representa um momento especial para Caxias. Não estamos apenas recebendo intercambistas, estamos ampliando horizontes e colocando nossa cidade em um cenário internacional de educação e cultura”, ressaltou Raimundo Filho, diretor-geral do IFMA Campus Caxias.

Primeiro contato com o campo: aprendizado na prática

Se no Carnaval os estudantes já se sentiram acolhidos, no ambiente acadêmico a integração continuou. Nesta semana, tiveram o primeiro contato com a área de Ciências Agrárias no Campus Caxias. Junto aos professores Muniz Neto e Luciana Lima, e acompanhados por Luis Morais, chefe do DERI, e pelos estudantes Nelson e Beatriz, eles foram até a Fazenda Escola para acompanhar o plantio de milho e sorgo.

Os intercambistas observaram atentamente a atividade e interagiram com Arthur e José Arthur Flávio, técnicos responsáveis pela condução do plantio. Além disso, fizeram um tour por diferentes áreas da Fazenda Escola e aprenderam sobre as práticas agrícolas desenvolvidas no IFMA. “Vim para o Brasil para estudar, me qualificar e aprender novas técnicas para aplicar no meu país. Ter esse contato direto com a produção agrícola foi um momento importante para entender o que vamos estudar nos próximos meses”, comentou Marius.

Parceria com a UEMA fortalece intercâmbio

A integração dos intercambistas também se expandiu para a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que tem sido uma parceira ativa no processo de acolhimento e adaptação dos estudantes. A presença de alunos da UEMA, como Beatriz Vieira e Ítalo Costa, tem sido essencial para proporcionar uma experiência mais completa e dinâmica aos intercambistas.

“Além disso, a parceria acadêmica entre o IFMA e a UEMA pode abrir novas oportunidades para cooperações futuras, tanto em projetos de pesquisa quanto na ampliação do intercâmbio entre as instituições”, afirma Guilherme Lopes, diretor de Administração e Planejamento.

Esporte como elo entre culturas

Outro momento marcante foi a integração entre brasileiros e camaroneses através do esporte. No ginásio do IFMA, foi realizado um amistoso de futsal, reunindo alunos do IFMA, IEMA e UniFacema para dar boas-vindas aos novos colegas. Os camaroneses Parfait, Marius e Franck entraram em quadra e mostraram seu talento no futebol. O primeiro gol do jogo foi marcado por Parfait, dando início a uma partida repleta de lances bonitos e jogadas descontraídas. “Foi uma manhã muito especial. O esporte tem esse poder de unir as pessoas, independentemente da língua ou da nacionalidade. A interação entre os alunos foi natural e cheia de energia”, comentou Luis Morais.

Após o jogo, a integração continuou na piscina do campus, onde os intercambistas tiveram uma breve aula de natação com Ruan, estudante do UniFacema e atleta premiado na modalidade.

Visita de autoridades camaronesas e próximos passos

Enquanto os intercambistas se adaptam à nova rotina no Brasil, o IFMA e a Prefeitura de Caxias se preparam para receber, em abril, uma comitiva de autoridades de Camarões. O embaixador de Camarões no Brasil, o prefeito de Bafoussam e outras lideranças virão conhecer de perto o projeto de intercâmbio e fortalecer ainda mais essa parceria educacional.

Além disso, no dia 17 de março, os outros cinco estudantes camaroneses que integram o programa chegarão ao Brasil, completando o grupo de intercambistas. As aulas no IFMA Campus Caxias estão previstas para começar no dia 20 de março, já com todos os estudantes camaroneses em solo brasileiro.

Para Raimundo Filho, a chegada dos estudantes camaroneses marca um novo capítulo na história do IFMA Campus Caxias, promovendo não apenas a internacionalização do ensino, mas também a valorização da diversidade cultural e o fortalecimento dos laços entre Brasil e Camarões. “Se os primeiros dias já foram repletos de experiências marcantes, o que vem pela frente promete ser ainda mais enriquecedor!”, concluiu.

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