O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus Caxias estão consolidando uma parceria institucional para o acolhimento dos estudantes de Camarões que chegarão ao Brasil para cursar o Curso de Auxiliar em Agropecuária e Agroecologia. A iniciativa, resultado da Missão Econômica e Comercial Brasileira em Camarões, prevê uma imersão acadêmica e cultural de dez meses, fortalecendo a internacionalização do ensino e a cooperação acadêmica entre os países.
Para alinhar os detalhes da parceria, uma comitiva do IFMA visitou o Campus Caxias da UEMA, reunindo os mesmos servidores que participaram da reunião anterior no IFMA. Representando a UEMA, estiveram presentes os professores Maura Rejanne Amaral Rodrigues Amorim (diretora do Curso de Letras), Antônio Luiz Alencar Miranda (chefe do Departamento de Letras), Solange Santana Guimarães Morais e Vilma Rodrigues Mascarenhas. Pelo IFMA, participaram o diretor-geral Raimundo Filho, Luís Morais (Departamento de Extensão e Relações Institucionais – DERI), Muniz Neto (Diretor de Desenvolvimento Educacional – DDE), Fernando Costa (Departamento de Ensino – DE) e Antonia de Sousa Neta (coordenadora do curso técnico em Administração e do Centro de Línguas do Campus).
Durante o encontro, foram discutidos pontos para o desenvolvimento do projeto, incluindo a estruturação do curso e a colaboração entre professores e alunos das duas instituições. Segundo a professora Maura Rejanne Amorim, o processo de internacionalização das instituições de ensino é fundamental para ampliar os horizontes acadêmicos e proporcionar aos alunos uma formação mais globalizada. "A parceria entre IFMA e UEMA se mostra essencial nesse contexto, pois favorece a interação entre diferentes culturas e amplia o aprendizado de línguas. Com esse intercâmbio acadêmico, programas de mobilidade e cursos em inglês, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos linguísticos e vivenciar experiências culturais enriquecedoras, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados e interconectados", destacou.
Primeiros estudantes chegam nesta sexta-feira
Os primeiros estudantes camaroneses desembarcam na próxima sexta-feira (28), véspera de Carnaval. Seis dos dez alunos anteciparão sua chegada ao Maranhão e parte deles desembarcarão no Aeroporto de Teresina (PI), onde serão recepcionados pelo professor Vilton Soares, diretor de Relações Internacionais do IFMA, além de representantes do IFMA Campus Caxias e da UEMA Campus Caxias. De lá, seguirão para Caxias, onde iniciarão sua jornada acadêmica e de intercâmbio cultural.
O diretor-geral do IFMA Campus Caxias, Raimundo Filho, enfatizou a importância desse momento para a instituição e para o município. "A chegada desses estudantes representa um marco histórico para o IFMA e para Caxias. Esse intercâmbio acadêmico e cultural fortalecerá não apenas o ensino das Ciências Agrárias e do Português como Língua Estrangeira, mas também promoverá um ambiente de aprendizado colaborativo e multicultural. Estamos comprometidos em proporcionar a melhor experiência para esses jovens, garantindo que eles se sintam acolhidos e que possam se desenvolver plenamente durante sua estadia", afirmou.
Parceria entre IFMA e UEMA impulsiona formação acadêmica
A parceria entre IFMA e UEMA tem como objetivo proporcionar aos estudantes camaroneses uma experiência educacional integrada, com disciplinas técnicas na área de Ciências Agrárias e ensino de Português como Língua Estrangeira. Professores e alunos do Curso de Letras da UEMA desempenharão um papel fundamental nesse processo, promovendo atividades de conversação, oficinas e momentos de imersão linguística.
O professor Antônio Luiz Alencar Miranda, chefe do Departamento de Letras da UEMA, destacou a importância dessa colaboração. "Essa parceria entre IFMA e UEMA representa uma grande oportunidade para intercambistas e professores, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e experiências que enriquecem tanto os estudantes brasileiros quanto os alunos de Camarões. Estamos confiantes de que essa cooperação trará benefícios mútuos e impactará positivamente nossas comunidades acadêmicas", destacou.
Além das aulas regulares, serão promovidas ações de integração, como visitas guiadas pela cidade, apresentações culturais e momentos de troca de experiências com estudantes locais. Segundo Muniz Neto, diretor de Desenvolvimento Educacional do IFMA, garantir um acolhimento adequado é essencial para que os estudantes se sintam parte da comunidade acadêmica. "Nosso objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante, onde esses alunos possam não apenas aprender, mas também interagir e se desenvolver plenamente. O sucesso desse intercâmbio dependerá do envolvimento de todos, e estamos preparados para oferecer o suporte necessário durante sua permanência no Brasil", frisou.
O Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI) também terá um papel fundamental na integração dos estudantes. De acordo com Luís Morais, chefe do DERI, a experiência desses jovens no Brasil será transformadora. "Essa é uma oportunidade única para os estudantes camaroneses conhecerem nossa cultura e nossos métodos de ensino, mas também para que os alunos do IFMA e da UEMA ampliem sua visão de mundo. Essa troca de experiências enriquecerá todos os envolvidos e fortalecerá ainda mais nossos laços internacionais", afirmou.
IFMA avança na Mobilidade Acadêmica Internacional
Ainda no mesmo dia da reunião com a UEMA, o IFMA Campus Caxias realizou uma reunião on-line com o professor Vilton Soares, diretor de Relações Internacionais do IFMA, para discutir os avanços do programa de mobilidade acadêmica. Segundo Vilton, essa iniciativa reforça o compromisso do IFMA com a internacionalização do ensino. "A mobilidade acadêmica internacional exige empenho contínuo das instituições e de toda a comunidade acadêmica. Em 2024, tivemos um crescimento expressivo nesse tipo de mobilidade, e em 2025 esperamos números ainda mais animadores. Essa experiência piloto no IFMA Campus Caxias com os 10 estudantes camaroneses demonstra o potencial da internacionalização para o futuro do IFMA", explicou.
Durante a missão, o IFMA assinou dois documentos fundamentais para viabilizar a chegada dos estudantes: Memorando de Entendimento com a Câmara de Agricultura, Pesca, Agropecuária e Florestas (CAPEF), que estabelece a formação de estudantes camaroneses em cursos na área de Ciências Agrárias, além de atividades voltadas ao ensino de línguas e mobilidade acadêmica; e Acordo de Cooperação com a Universidade de Douala, que possibilita intercâmbios de pesquisa e ensino, fortalecendo a internacionalização das instituições envolvidas.
Com a chegada dos primeiros alunos já nesta semana, Caxias se tornará oficialmente um polo de formação internacional, reforçando seu papel na construção de uma educação globalizada, acessível e de qualidade.
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