Caxias-MA 21/02/2025 14:47

PUBLICIDADE

Educação

Uema amplia acessibilidade com instalação de placas em Libras no Armazém Paraíba de Caxias

Ação integra o projeto “Sinalizando com a Libras em Caxias-MA: inclusão e acessibilidade para a comunidade surda”, vinculado ao Projeto Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), e busca ampliar a acessibilidade para a população surda no município.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), realizou a fixação de duas placas de sinalização em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Armazém Paraíba, em Caxias. A ação integra o projeto “Sinalizando com a Libras em Caxias-MA: inclusão e acessibilidade para a comunidade surda”, vinculado ao Projeto Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), e busca ampliar a acessibilidade para a população surda no município.

A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão e facilitar a comunicação da comunidade surda em espaços comerciais e de grande circulação. Com a instalação das placas, a Uema reforça seu compromisso com a acessibilidade e a democratização da informação, tornando o ambiente mais acolhedor para todos. A ação também incentiva outros estabelecimentos a adotarem medidas inclusivas.

O projeto conta com a orientação da professora Dra. Erlinda Maria Bittencourt e a participação da bolsista Agatha Vitória, que atuam diretamente na implementação das ações. A parceria entre a Uema e o Armazém Paraíba possibilitou a colocação das sinalizações em pontos estratégicos da loja, garantindo maior visibilidade e funcionalidade para os frequentadores com deficiência auditiva.

Durante o evento, estiveram presentes o chefe do Departamento de Letras, Dr. Antônio Luiz Alencar Miranda, a diretora do Memorial da Balaiada, Mercilene Barbosa, a presidente do Rotary Club de Caxias, Marilene Morais, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), do Plantão Social e da gerência do Armazém Paraíba, representada por Maurício Bezerra Saraiva e João Rinaldo. Também participaram o diretor regional do Grupo Claudino, Sr. Coutinho, e funcionários da loja que fazem parte da diversidade inclusiva, incluindo pessoas surdas e com diferentes níveis do espectro autista.

A Uema reafirma seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, promovendo ações que impactam diretamente a sociedade. A instalação das placas em Libras é um passo significativo para a construção de espaços mais democráticos e acessíveis, beneficiando a comunidade surda e incentivando uma cultura de respeito e equidade.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2025 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: