O deputado Catulé Júnior (PP) realizou, na tarde de quarta-feira (12), a 1ª Plenária com o Trade Turístico, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão. O encontro teve como objetivo discutir estratégias e ações para o fortalecimento do turismo no Estado.
“A reunião visa, com base em nossa experiência na Secretaria de Turismo do Estado, dialogar e deliberar sobre as pautas prioritárias do Trade Turístico. Conhecemos o setor e todos os seus agentes, e, como representante no Legislativo, queremos levar essas pautas para discussão”, afirmou o parlamentar.
Segundo ele, é fundamental ouvir os representantes das entidades para alinhar as ações do mandato às necessidades do setor. “Já encaminhamos algumas proposições, mas, ao oportunizar que os representantes das entidades se manifestem, conseguimos, de forma mais eficiente, satisfazer os anseios da classe”.
Proposições
Durante a reunião, Catulé Júnior destacou as proposições voltadas ao turismo que apresentou no Parlamento Estadual em seu primeiro mês de mandato.
Entre elas, um projeto de lei que institui o programa “Maranhão Construindo Destinos” e outro que estabelece o “Dia de Valorização e Reconhecimento do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac”. Também foram apresentadas oito indicações relacionadas ao turismo, além de três requerimentos.
Debate
Representantes do setor, provenientes de diversas entidades ligadas ao turismo, participaram ativamente de um bate-papo onde foram discutidas as mudanças necessárias, os pontos a serem melhorados e os aspectos que já funcionam ou precisam ser revistos.
O empresário Nonato dos Santos, do ramo da hotelaria, afirmou que, para impulsionar o turismo, é essencial que haja uma parceria sólida entre o setor público e privado.
“Essa união de esforços não só fortalece a economia local, mas também eleva o padrão de qualidade dos serviços oferecidos aos turistas”, concluiu.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE