Estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ofertado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias no Polo Açailândia, produziram um vídeo infantil como parte da disciplina “Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil”, ministrada pelo professor Dr. Thiago Coelho Silveira. O projeto foi realizado sob a supervisão do professor tutor José Paulo Santana Silva e resultou na adaptação da história Chapeuzinho de Chita – Uma Aventura em Cordel, de autoria de Juliana Soares.
O vídeo, voltado para crianças de 3 a 10 anos, busca estimular a oralidade, a leitura e o contato com a literatura de cordel. A produção contou com a participação dos seguintes acadêmicos: Assuelia Ferreira da Silva (Narrador), Elisângela Barbosa Rodrigues (Vovozinha), Fernanda Bina de Souza (Chapeuzinho de Chita), Jaqueline Gomes de Oliveira (Lobo Mau), Rizelda da Conceição Martiles (Caçador) e Samara Rodrigues Mota (Mamãe da Chapeuzinho). A gravação foi realizada por Max Sandro, com edição de Yuri de Souza.
Para Jaqueline Gomes de Oliveira, a experiência de cursar Pedagogia e EPT pelo IFMA Campus Caxias tem sido transformadora. “Mais do que uma formação acadêmica, esse curso representa uma oportunidade real de acesso ao ensino superior para muitas pessoas que, por diferentes razões, não conseguem ingressar em uma universidade de forma tradicional. A modalidade de ensino à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) possibilita que aqueles sem tempo ou recursos para vestibulares e cursinhos tenham acesso a uma educação de qualidade”, destacou.
Jaqueline também compartilhou sua trajetória até o curso, relembrando os desafios enfrentados. “Fiz o Enem por três anos, consegui bolsas parciais em Engenharia de Produção e Enfermagem, além de ser aprovada em Ciências Biológicas no IFMA de Açailândia. No entanto, a dificuldade de me manter financeiramente em outra cidade impediu minha permanência nesses cursos. Foi através da Pedagogia e EPT que consegui acessar o ensino superior, mesmo em uma área diferente da que planejava inicialmente. Hoje, reconheço as oportunidades que essa formação oferece e sou muito grata pelo caminho que ela tem aberto para mim”, afirmou.
Atualmente, Jaqueline é estagiária no SENAI, uma conquista viabilizada pelo curso de Pedagogia EPT. “Esse percurso me fez refletir sobre minha evolução: de alguém que vendia bombons na escola para poder comparecer aos encontros presenciais do curso, para quem hoje integra uma grande instituição de ensino profissional. Tenho muito orgulho de fazer parte da Universidade Aberta do Brasil e do IFMA Campus Caxias, pois essa estrutura tem proporcionado acesso e inclusão para tantos estudantes que, como eu, buscam crescimento e novas possibilidades”, disse.
O projeto Chapeuzinho de Chita – Uma Aventura em Cordel foi um dos momentos mais marcantes do curso para os estudantes envolvidos. “Foi uma experiência incrível desenvolver esse trabalho voltado para o público infantil, que incentiva o contato com a leitura e a cultura do cordel. Apesar dos desafios enfrentados na encenação, foi uma vivência enriquecedora”, ressaltou Jaqueline.
Para Rizelda da Conceição Martiles, o curso de Pedagogia EPT tem desempenhado um papel inovador na formação docente. “A Pedagogia EPT está quebrando barreiras e trazendo para a educação valores fundamentais, como sensibilidade, equidade, diversidade e empatia. São essas experiências que transformam a pedagogia e preparam os educadores do futuro”, concluiu.
O vídeo produzido pelos estudantes está disponível para visualização e pode ser acessado por meio deste link, ou clicando abaixo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE