Nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, das 8h às 15h, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoverá a primeira edição do evento "Computação e Sociedade", uma iniciativa que busca explorar a interação entre tecnologia e transformação social. O evento é organizado por estudantes, professores e a coordenação do bacharelado em Ciência da Computação, envolvendo as disciplinas Informática e Sociedade (Turma 9) e Interface Humano-Computador (Turma 10).
A programação contará com a apresentação de artigos acadêmicos e protótipos de aplicativos desenvolvidos por estudantes e pesquisadores. As discussões abordarão temas inovadores e suas aplicações práticas no dia a dia. Estudantes, servidores, terceirizados e membros da comunidade externa podem participar. Para garantir a vaga, basta realizar a inscrição por meio deste link.
Para José Wilker, um dos organizadores, o evento representa uma oportunidade de discutir o impacto da computação em diferentes áreas da sociedade. "Será um espaço enriquecedor, onde vamos conectar tecnologia e inovação às demandas do mundo atual. Convidamos todos a participarem desse encontro e explorarem as ideias criativas e os projetos inspiradores que serão apresentados", destaca. Para o professor Wilker, o evento reforça o compromisso do IFMA Campus Caxias em fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica, incentivando seus estudantes a desenvolverem soluções criativas e aplicáveis para os desafios contemporâneos.
Entre os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, destacam-se artigos e revisões sistemáticas sobre temas relevantes no campo da computação, como ensino de informática, inteligência artificial, segurança digital, gamificação no ensino e impactos ambientais da tecnologia.
Abaixo, confira algumas das apresentações que farão parte da programação:
• Revisão Sistemática sobre o Ensino de Informática e o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Médio
• Apps de Carona: Revisão Sistemática de Literatura para Área de Comércio e Transportes
• Revisão Sistemática de Literatura sobre o Impacto da Computação Verde na Pegada de Carbono deixada por setores de TI
• Inteligência Artificial e Pensamento Crítico: Uma Revisão Sistemática
• Plataformas de Aprendizagem Adaptativa Baseadas em Inteligência Artificial: Uma Revisão Sistemática
• Segurança e Privacidade na Internet Infantil: O Desenvolvimento Social das Crianças
• Desenvolvimento de uma Rede Social Acadêmica para Fomento à Colaboração Interdisciplinar entre Cursos do IFMA-Caxias
• Utilização de Jogos Virtuais na Aprendizagem de Lógica de Programação
• Educação Tecnológica Inclusiva: Desafios e Estratégias para Expandir o Ensino de Robótica nas Escolas Públicas
• Realidade Virtual no Tratamento de Fobias: Uma Revisão Sistemática
• Monitoramento Digital de Saúde Mental: Uma Revisão Sistemática
• Abordagens Educacionais Inovadoras no Ensino de Introdução à Programação: Aprendizagem Ativa, Gamificação e Ensino Colaborativo no Ensino Superior
Para mais informações e acesso ao site do evento, clique aqui.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE