Evandro de Sousa da Silva, Luziana Araujo da Silva e Iago Guilherme Moraes Felix, ex-alunos do bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, foram aprovados no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Campus II, na cidade de Areia.
As vagas ofertadas pelo PPGZ para mestrado e doutorado são distribuídas entre duas linhas de pesquisa: Produção de Não Ruminantes e Produção de Ruminantes, Forragicultura e Pastagens. Evandro de Sousa da Silva foi classificado em primeiro lugar na Linha Produção de Ruminantes do Doutorado. Ele lembra que sua trajetória no IFMA foi um marco fundamental na vida acadêmica. “Foi lá que descobri minha paixão pela Zootecnia e tive acesso a uma base sólida de conhecimento e incentivo dos professores. Sob orientação da professora Maria Verônica que, sem dúvida, foi e é uma grande inspiração, sou muito grato a ela por tudo”, contou.
Após concluir sua graduação, Evandro seguiu sua jornada acadêmica para a Universidade Federal da Paraíba, onde está atualmente cursando o mestrado sob orientação do professor Edson Mauro Santos. “Recentemente, fui aprovado para o doutorado, com a oportunidade de ingressar. Essa conquista é resultado da formação que recebi no IFMA, que foi essencial para me preparar para os desafios da pós-graduação. É uma grande alegria poder compartilhar essa conquista e espero que minha trajetória inspire outros alunos a acreditarem em seus sonhos e persistirem nos seus objetivos”, frisou.
Luziana Araujo da Silva foi classificada em segundo lugar na Linha Produção de Ruminantes do mestrado. Luziana afirma que a trajetória no IFMA foi um divisor de águas em sua vida desde 2017, quando ingressou no IFMA Campus Codó, onde cursou o Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, e, posteriormente, no IFMA Campus Caxias, onde cursou o Bacharelado em Zootecnia. “Foi muito mais que um espaço de formação; foi o ambiente onde descobri meu potencial e desenvolvi habilidades essenciais para minha vida pessoal e profissional. Através do conhecimento transmitido pelos professores, do incentivo à pesquisa e da troca de experiências, pude crescer e agregar valores que me acompanham até hoje”, declarou. Ela expressou profunda gratidão a cada professor e colega que contribuiu para esse processo, em especial ao seu orientador, professor Aldivan Rodrigues, e à professora Verônica, que, segundo ela, acreditaram no seu potencial. No mestrado, ela será orientanda da professora Juliana Silva de Oliveira, da UFPB. “Ao ser aprovada no mestrado, sinto uma enorme satisfação e emoção, e não posso deixar de reconhecer o apoio incondicional da minha família, que foi minha base e minha maior motivação ao longo dessa jornada. Essa conquista representa não só o esforço de anos, mas também o reflexo de tudo o que aprendi”, destacou.
Iago Guilherme Moraes Felix foi aprovado na Linha Produção de Ruminantes do mesmo Mestrado, para ser orientando do professor Edson Mauro Santos (UFPB). Para ele, esses cinco anos no IFMA transformaram sua vida. “Eles me deram propósito, um caminho a seguir e uma profissão que me encanta mais a cada dia. Sou imensamente grato a todos que fizeram parte dessa etapa tão especial: aos professores, à minha orientadora, Dra. Maria Verônica, e aos amigos que caminharam comigo”, declarou. Ele conta que a sua aprovação no mestrado representa o início de uma nova jornada, cheia de oportunidades e desafios. “Estou determinado a me dedicar ao máximo para concluir essa etapa com êxito, assim como fiz na graduação”, disse.
Numa rede social, a coordenação do curso de bacharelado em Zootecnia do IFMA Campus Caxias parabenizou os estudantes pela aprovação e desejou sucesso. Nas palavras da coordenação: “Dedicação e esforço nos enchem de orgulho e mostram o quanto os sonhos podem ser alcançados com determinação”. A coordenação também afirma que a trajetória dos ex-alunos inspira todos do curso de Zootecnia.
“É com imenso orgulho que recebemos a notícia da aprovação de nossos ex-alunos no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFPB. Essa conquista reflete o comprometimento e a dedicação de cada um deles, bem como a qualidade do ensino oferecido pelo IFMA Campus Caxias. Estamos certos de que Evandro, Luziana e Iago continuarão a trilhar um caminho de sucesso e contribuirão significativamente para o avanço da ciência e da produção animal no Brasil. Parabenizamos a todos e desejamos que essa nova etapa seja repleta de realizações e aprendizado”, disse o Diretor-Geral, Raimundo Filho.
O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) é formado pela associação entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal da Paraíba, e possui dois cursos acadêmicos, ambos com conceito 5 na CAPES: Mestrado em Zootecnia e Doutorado em Zootecnia. O PPGZ apresenta estrutura curricular atualizada e integrada para os cursos de Mestrado e Doutorado e representa um programa de excelência em nível regional e nacional, com forte impacto social regional e fomento direto à cadeia produtiva do nordeste brasileiro. O programa consolida uma parceria interinstitucional de sucesso e proporciona, a todos os envolvidos, os benefícios da infraestrutura das duas instituições parceiras e da capacidade comprovada do seu corpo docente. São diversos pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, com inserção internacional efetiva e em expansão.
O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia objetiva a capacitação do profissional para o magistério superior e para a pesquisa, qualificando-o e habilitando-o, na teoria e na prática, para o desenvolvimento de projetos que visem solucionar os problemas da Ciência Animal. As durações máximas dos cursos de mestrado e doutorado em Zootecnia são de 24 e 48 meses, respectivamente, ambos sendo em regime de dedicação exclusiva.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE