O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias receberá, em março de 2025, 10 estudantes do Camarões. A iniciativa, fruto da Missão Econômica e Comercial Brasileira no país africano, busca promover o intercâmbio acadêmico e cultural, reforçando a internacionalização e a cooperação entre países do Hemisfério Sul.
Em dezembro, foi realizada uma reunião on-line para tratar dos detalhes pedagógicos, administrativos e logísticos dessa nova etapa. Participaram do encontro Vilton Soares, diretor de Relações Internacionais do IFMA; Raimundo Filho, diretor-geral do Campus Caxias; Luís Morais, representante do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI); Muniz Neto, diretor de Desenvolvimento Educacional (DDE); Fernando Costa, do Departamento de Ensino (DE); e Renata Ferreira, do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).
Durante a missão em Camarões, o IFMA assinou dois importantes documentos para viabilizar a cooperação acadêmica e cultural. O Memorando de Entendimento com a Câmara de Agricultura, Pesca, Agropecuária e Florestas (CAPEF) estabelece parcerias para a qualificação de estudantes camaroneses em cursos na área de Ciências Agrárias, além de iniciativas de ensino-aprendizagem de línguas e mobilidade acadêmica para pesquisadores e estudantes. Já o Acordo de Cooperação com a Universidade de Douala visa fortalecer o diálogo entre as instituições, promovendo a internacionalização da pesquisa e ampliando a mobilidade acadêmica entre os dois países.
Na época, também integrando a comitiva do IFMA, o diretor de Relações Internacionais, Vilton Soares de Souza, salientou que “É com muita emoção que avançamos nas parcerias com a África, com Camarões, país com o qual histórico e culturalmente temos relações profundas. Trata-se de oportunidades de diversificação das parcerias para atender, além das demandas institucionais, o nosso papel social em um mundo mais equilibrado”.
O curso que será oferecido no Campus Caxias terá duração de dez meses e será direcionado a jovens camaroneses com idades entre 18 e 25 anos. Durante a reunião, os participantes discutiram os próximos passos para a recepção dos estudantes, com um novo encontro entre o Campus Caxias e a Diretoria de Relações Internacionais do IFMA programado para o final de janeiro de 2025.
O diretor-geral do Campus Caxias, Raimundo Filho, celebrou a iniciativa e reforçou a disposição do campus em acolher os estudantes estrangeiros. “Estamos honrados e felizes em receber os estudantes camaroneses em nosso campus. Essa parceria não apenas enriquece a experiência acadêmica dos envolvidos, mas também fortalece os laços culturais entre Brasil e Camarões. O IFMA Campus Caxias está preparado para oferecer a esses jovens uma experiência transformadora e de grande impacto,” afirmou Raimundo Filho.
A Missão Econômica e Comercial Brasileira ao Camarões também marcou o fortalecimento de relações com outros países, como a China. Durante a cerimônia de posse do reitor Carlos César Teixeira Ferreira, realizada em Brasília no dia 12 de dezembro, representantes das embaixadas de Camarões e da China estiveram presentes, reafirmando o compromisso com a ampliação da cooperação internacional.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE