O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu oficinas gratuitas de fabricação de amaciantes, repelentes e velas. A ação integra um projeto de extensão que busca capacitar a comunidade com habilidades práticas, incentivando o empreendedorismo e a autonomia financeira.
Cada oficina contou com 15 vagas e foi coordenada pela professora Ana Júlia Vieira, licenciada em Química e mestre em Química Analítica. Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA participaram como monitores, contribuindo com a orientação prática dos participantes. “Aprender a produzir amaciantes, repelentes e velas possibilita uma redução de custos para as famílias e, ao mesmo tempo, oferece uma oportunidade de empreendedorismo, especialmente em tempos de alta demanda por produtos de higiene e cuidado pessoal,” afirmou a professora Ana Júlia. Ela ainda destacou a proposta do projeto. “Nosso objetivo é levar conhecimento prático e acessível à comunidade, promovendo autonomia e incentivo ao empreendedorismo local”, disse.
Maria Clara, aluna do curso de Ciências Biológicas e monitora da oficina, destacou o impacto social das atividades. “Essa oficina é muito útil porque muitas famílias precisam de uma renda extra. Velas são produtos acessíveis e podem contribuir para melhorar a renda familiar. Meus colegas estão ministrando oficinas de repelente e detergente, que também são formas de geração de renda para essas famílias,” afirmou.
Aldeinede Bandeira, artesã e participante da oficina de velas, compartilhou sua experiência. “Aprender algo novo é sempre bem-vindo. Essa oficina veio em um momento muito oportuno. Tudo o que chega até nós, precisamos aproveitar, como todas as oportunidades,” concluiu Aldeinede.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE