A campanha de vacinação contra raiva atingiu 96% de cobertura animal em Caxias, superando a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%. O vírus pode ser transmitido para seres humanos e tem como principais fontes de infecção, no ciclo urbano, os cães e os gatos, porém no Brasil a doença é controlada por meio da vacina.
A população estimada de cachorros e gatos no município é de 49.500 animais. Este ano, foram vacinados 47.488 deles, sendo 31.480 cães 16.008 felinos.
“O resultado positivo, 16% acima do previsto pelo Ministério da Saúde, se deve aos nossos agentes de endemias que percorreram incansavelmente todos os bairros e povoados, de casa em casa, e a adesão da população em entender que a prevenção é ainda a melhor arma contra esse vírus que pode ser fatal tanto para o homem, quanto para os animais infectados”, avalia Natanael Reis, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).
A campanha de vacinação contra raiva foi realizada no período de 29 de outubro a 04 de dezembro, nas zonas urbana e rural.
O tutor que não tiver realizado a imunização dos animais domésticos na passagem dos agentes pode procurar a UVZ, uma vez que as doses da vacina antirrábica estão disponíveis durante todo o ano. No caso de agressões sofridas por animais, seja doméstico ou silvestre, procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo para avaliação médica.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE