No dia 21 de novembro, o professor Raimundo Nonato Assunção de Sousa, mais conhecido como Raimundo Filho, tomou posse como diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Caxias. A cerimônia aconteceu durante a 148ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes (Coldir), realizada no Auditório "Jornalista Maycon Rangel", na Reitoria do IFMA, em São Luís.
Eleito em maio deste ano como candidato único, Raimundo Filho recebeu 643 votos, sendo 546 de estudantes, 56 de professores e 41 de técnico-administrativos, correspondendo a 66,68% dos votos válidos. Em uma eleição que contou com a participação de 17.033 membros da comunidade acadêmica, também foi reeleito o atual reitor do IFMA, professor Carlos César, com 69,53% dos votos. Nestas eleições, foram escolhidos os diretores-gerais de 28 campi.Veja o resultado final na página das Eleições 2024.
Raimundo Filho sucede o professor João da Paixão, que esteve à frente do campus como diretor-geral pro tempore (2012-2015) e em dois mandatos consecutivos (2016-2020 e 2020-2024).
Perfil do novo diretor
Natural de Caxias, Raimundo Filho é bacharel em Administração de Empresas, licenciado em Formação Pedagógica e especialista em Gestão Pública e Docência no Ensino Superior. Mestre em Administração, atualmente cursa doutorado em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados. Desde que ingressou no IFMA, em 2010, atuou em diversas funções administrativas e pedagógicas no Campus Caxias. Nos últimos seis anos, ocupou o cargo de Diretor de Desenvolvimento Educacional.
Raimundo Filho compartilhou sua visão e planos para o campus. “Assumo este desafio com o compromisso de fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão, além de promover um ambiente mais inclusivo e participativo. Nossa missão é seguir integrando a comunidade acadêmica e fomentando o desenvolvimento regional por meio de projetos transformadores”, declarou.
Seu plano de trabalho foi estruturado em cinco eixos principais: servidores e colaboradores, ensino, pesquisa, extensão e inovação, estudantes e assistência estudantil, einclusão e diversidade.
Ele destacou a importância da valorização dos servidores. “Acreditamos que a valorização do servidor é essencial para garantir um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso. Vamos criar iniciativas que fortaleçam o senso de pertencimento e reconhecimento”, afirmou.
No âmbito do ensino, Raimundo Filho ressaltou o compromisso com a qualidade e inovação. “Nosso objetivo é oferecer um ensino de excelência, com abordagens inovadoras que preparem nossos estudantes para os desafios do mercado e da vida acadêmica”, explicou.
Sobre pesquisa e extensão, que ele considera pilares de transformação social, reforçou: “Queremos aproximar ainda mais o IFMA da comunidade, fortalecendo o papel social do campus e promovendo o desenvolvimento regional”.
Em relação à assistência estudantil e inclusão, o diretor afirmou: “Nosso campus precisa ser um espaço ainda mais acolhedor e inclusivo, onde cada estudante possa alcançar seu máximo potencial, independentemente de suas condições”.
Raimundo Filho concluiu destacando a integração entre ensino, pesquisa e extensão como a base de sua gestão. “Assumo o compromisso de seguir transformando o Campus Caxias em um modelo de excelência acadêmica e inclusão social”, finalizou.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE