Um bate-papo com estudantes das escolas Deputado Alexandre Costa e Dias Carneiro abriu a Semana Municipal de Enfrentamento da Dengue e Prevenção das Arboviroses. A atividade contou com a participação de representantes da Vigilância Epidemiológica, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Coordenação de Atenção Primária e do Programa Saúde na Escola (PSE).
Segundo a enfermeira Jardenia Soares, supervisora e ponto focal das Arboviroses no Município, “é uma semana importante para a Secretaria de Saúde pois, seguindo determinação do Ministério da Saúde, é um trabalho preventivo que já começa de olho no início do período chuvoso, onde sempre há incidência de casos de dengue e das outras arboviroses”.
As escolas estão localizadas na região da Trezidela, único bairro a apresentar alto risco de infestação no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano. “Com apoio dos diretores, professores, faremos desses alunos multiplicadores em suas residências sobre o problema sério que temos identificado nesse bairro, e que esse combate é dever de todos nós”, frisa Natanael Reis, coordenador da UVZ.
"Estamos sempre abertos para esses momentos de orientação e prevenção junto às nossas crianças, pois acreditamos que elas fazem o trabalho de formiguinhas em suas casas, conscientizando seus pais, seus familiares, da importância de combater principalmente a dengue, que todo ano ataca muitas pessoas”, reforça a gestora da escola Deputado Alexandre Costa, Janilde Maria.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE