Aconteceu na manhã desta terça-feira (19), na Unidade Operacional da PRF em Caxias, mais uma edição de Comando de Saúde Preventivo, que tem como principal objetivo abordar motoristas profissionais em trânsito, para realização de testes rápidos, como verificação de pressão arterial, glicemia e relação peso/altura, além de participação em ações eductaivas voltada para os cuidados pessoais com a própria saúde.
A ação, que contou com a parceria do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), resultou em 38 motoristas abordados, sem que nenhum deles apresentou graves alterações nos índices medidos.
Esse tipo de Comando está sendo realizado durante toda esta semana, em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, ocorrido no dia 17 de dezembro.
Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3%, com mais de 390 mil óbitos em acidentes com meios de transporte terrestres.
Na região dos Cocais Maranhenses, em 2024, a PRF registra o total de 156 sinistros de trânsito, com 171 feridos e 57 mortos, representando uma diminuição de 9% na quantidade de sinistros, porém com letalidade 10% maior que no mesmo período de 2023.
"A PRF mantém regularmente operações voltadas para a prevenção de sinistro de trânsito, bem como ações educativas com vistas à redução da quantidade e gravidade dos acidentes, especialmente nos trechos críticos das rodovias federais", lembra o inspetor Maronilton.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE