Caxias-MA 18/10/2024 05:52

PUBLICIDADE

Saúde

Aged promove palestras sobre controle e prevenção da raiva, em Caxias

Evento reuniu profissionais da saúde animal, produtores rurais e estudantes de áreas relacionadas.

Por: João Lopes/Portal Noca | Data: 29/09/2024 12:31
Compartilhar

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu um Ciclo de Palestras sobre o Controle e a Prevenção da Raiva, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Raiva, na sexta-feira (27) no município de Caxias.

“A parceria com a Aged é principalmente no controle da raiva dos herbívoros, que eles atuam, mas como tem humano envolvido, sempre estamos trabalhando em conjunto. E temos inclusive um termo de cooperação técnica das duas entidades, que o interesse é trabalhar em prol da saúde humana, e não só animal”, explicou Salim Waquim, médico veterinário sanitarista da SES.

O evento reuniu profissionais da saúde animal, produtores rurais e estudantes de áreas relacionadas. A programação ocorreu no auditório do IFMA. As palestras visaram o debate e a capacitação sobre as melhores práticas para o controle da raiva, abordando desde a identificação de sintomas e medidas de prevenção no ciclo silvestre e urbano, até a importância da vacinação em massa.

“O Dia Mundial contra a Raiva, comemorado em 28 de setembro, é um marco muito importante, pois a gente sabe que a raiva é uma doença que abrange todo mundo. No Brasil tivemos uma crescente de casos. Então, nada mais justo do que fazermos esse monitoramento no estado do Maranhão. Conclamamos as pessoas que vacinem seus pequenos animais, seja cachorro ou gato, juntamente com a prefeitura de Caxias, através da Unidade de Vigilância de Zoonoses, que é muito atuante”, disse Cauê Aragão, presidente da Aged.

Natanael Reis, coordenador da UVZ, aproveitou a ocasião para reforçar a Campanha de Vacinação contra a Raiva 2024, prevista para acontecer em outubro. “Além de ofertarmos durante todo o ano a vacina na nossa sede, estamos prestes a realizar mais uma campanha de vacinação e, para isso, contamos com a colaboração de toda a sociedade para receber bem o nosso agente durante a visita em seu domicílio, contendo seus animais para que possamos aplicar a dose. Animal vacinado é animal sadio”, destacou.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: